23.5 C
Rondonópolis
 
 

Professoras de MT vão participar de curso na Espanha

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Todo ano, o Ministério de Educação, Política Social e Desporto da Espanha seleciona professores que lecionam língua espanhola nas escolas brasileiras para receberem bolsas de estudo da língua e cultura daquele país. Mato Grosso tem ficado com três vagas para estes cursos. Este ano, estas vagas ficaram com três professoras que trabalham na Rede Pública Estadual em Cuiabá.

Foram selecionadas as professoras Beatriz Vieira da Cunha, da Escola Estadual “Pascoal Moreira Cabral”; Elivânia Alves de Araújo, da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro” e Graziani França Claudino de Anicézio, do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro).

As professoras selecionadas vão participar do Curso de Aperfeiçoamento “Lengua y Cultura Españolas para Profesores Brasileños”. Este curso será oferecido de 13 a 31 de julho, numa Universidade de Granada, na Espanha. O Estado irá fornecer as passagens para o deslocamento das professoras. A bolsa oferecida pelo governo da Espanha inclui as despesas com alimentação, alojamento, seguro médico, o material didático e a atividade acadêmica.

Conforme uma das professoras selecionadas, Beatriz Vieira da Cunha, as bolsistas fizeram a inscrição apresentando dados como currículo e sua experiência em lecionar a disciplina. A seleção foi feita pela Embaixada da Espanha, em Brasília. No ano passado, foram contempladas três professoras com estas bolsas de estudo, sendo uma de Lucas do Rio Verde, uma de Cuiabá e outra de Várzea Grande.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém convênio com a Embaixada da Espanha para o aprimoramento do ensino de língua espanhola e divulgação da cultura daquele país. Com esse objetivo, foi criado o Centro de Recursos Didáticos de Espanhol (CRDE), que funciona no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) “José de Mesquita”, em Cuiabá.

A língua espanhola é a segunda mais falada do Ocidente (só perde para o inglês). Cerca de 300 milhões de pessoas falam o idioma, em 21 países. É a mais falada no continente americano. Dos países que fazem fronteira com o Brasil, o espanhol só não é a língua oficial da Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img