23.5 C
Rondonópolis
 
 

IBGE instala Comissão Censitária em Mato Grosso

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Mais que saber quantos brasileiros moram de Norte a Sul, o censo 2010 irá determinar ações do poder público em todas as esferas e traçar um retrato atualizado da população. Esse é o objetivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo território nacional com a realização do Censo 2010, construindo assim, um conjunto de informações desde a quantidade de moradores por município até o nível de instrução das pessoas.

No Brasil, serão 58 milhões de domicílios, que irão traçar um retrato atualizado da população. No ano que vem o IBGE vai realizar a nova contagem da população, com o Censo Demográfico 2010. Em Mato Grosso será criada a primeira Comissão Censitária Estadual (CCE) do Censo 2010. O evento ocorre nesta terça-feira (19), às 9h, no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) com as presenças do chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza, gerente Técnico do Censo Demográfico, Marco Antonio dos Santos Alexandre, e secretário da Seplan Yênes Magalhães, e outras autoridades.

Na preparação do trabalho de campo, as Comissões Censitárias Municipais de Geografia e Estatística (CMGEs) colaboram na cessão de espaços e infraestrutura para instalação dos quase 6,5 mil postos de coleta, na revisão de mapas e cadastros; no esclarecimento de dúvidas a respeito de divisas intermunicipais e do posicionamento correto de localidades, entre outras atividades. “A Seplan é o órgão estadual indicado pelo governador Blairo Maggi, responsável pela Divisão Político-Administrativa do Estado (DPA) e que estará atuando junto ao IBGE fornecendo o apoio para o pleno êxito do Censo 2010”, avaliou o secretário Yênes Magalhães.

Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, “dois pontos serão respondidos pelo Censo 2010, que são a distribuição da população pelo território e a representatividade de cada parcela dentro do todo. Assim, será possível dimensionar ações e determinar como será o desenvolvimento do Brasil, de maneira geral, na segunda década deste século”. Tradicionalmente nas operações censitárias, o IBGE instala as Comissões Censitárias Municipais. Para o Censo 2010 serão instaladas as Comissões Censitárias Estaduais (CCEs) e as Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), que representarão o marco inicial das operações do Censo 2010 no âmbito dos Estados.

“Os censos populacionais produzem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimento, sejam eles provenientes da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo, e constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas”, avalia Yênes.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img