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Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Obras de ampliação, enfim, têm início

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A pista de pouso e decolagem será ampliada e será implantada uma pista de taxiamento
A pista de pouso e decolagem será ampliada e será implantada uma pista de taxiamento

Anunciadas para maio, as obras de ampliação do aeroporto municipal “Maestro Marinho Franco”, em Rondonópolis, somente tiveram início nesta segunda-feira (24/06). A empresa Ensercon está responsável pelas obras e atua, neste momento, nos preparativos da construção da pista de taxiamento, uma pista paralela à pista principal.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito (Setrat), Argemiro Ferreira, esteve esta semana acompanhando o início das obras. Ele atesta que a construtora está terminando a montagem do canteiro de obras e refeitório, respeitando a legislação aeroportuária. Nesse sentido, justifica que a empresa teve que se submeter a toda uma regulamentação perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inclusive com treinamento dos trabalhadores, para conduzir as obras dentro do ambiente aeroportuário.
Apesar do cronograma para 24 meses, Argemiro externou que há um acordo para que as obras sejam concluídas em 12 meses, até a Copa do Mundo de 2014. Conforme o Governo do Estado, a pista de pouso e decolagem passará de 30m para 45m de largura e será aumentada para 2.460m de extensão. Será implantada e pavimentada ainda uma pista de taxiamento, com 2.022m, paralela a de pouso e decolagem com acesso às duas cabeceiras. Serão investidos cerca de R$ 21 milhões.
Argemiro Ferreira informa que a ampliação está sendo viabilizada pelo Governo do Estado com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O secretário avalia que, com a finalização das obras atuais, a pista de pouso e decolagem terá capacidade técnica para receber qualquer tipo de aeronave. Contudo, pondera que isso não significa que o aeroporto estará habilitado para receber qualquer tipo de aeronave, o que envolve uma série de outras adequações.
Os investimentos do Governo do Estado também prevêem a instalação de um sistema Precision Approach Path Indicator (Papi), que se trata de um indicador de trajetória de aproximação de precisão às aeronaves, e a aquisição de um equipamento de Raio-X de bagagem e de esteira de restituição de bagagem para estação de passageiros.
NOVO CAMINHÃO – O aeroporto de Rondonópolis terá um segundo caminhão especial de combate a incêndio. O secretário de Trânsito explica que os trâmites para o recebimento desse novo caminhão estão sendo finalizados pelo Governo do Estado. Inclusive, informou que está previsto em breve um treinamento em Anápolis (GO) de profissionais locais para atuação na seção aeroportuária de combate a incêndio.

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