18.7 C
Rondonópolis
, 26 maio 2024
 
 

Câmara também quer prisão de diretores do Sanear

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foi realizada ontem uma reunião na Câmara Municipal de Rondonópolis, convocada pela Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis

Ontem pela manhã (7), em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Rondonópolis, convocada pela Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis, os vereadores decidiram por oferecer denúncia formal ao Ministério Público pedindo a punição civil e penal dos responsáveis pelo lançamento de esgoto no Rio Vermelho, conforme denúncia publicada na edição de sábado (5) do A TRIBUNA.
A reunião foi comandada pelo presidente da Comissão, Olímpio Alvis (PR), e contou com a participação do vereador Cido Silva (PP), de membros de Organizações Não Governamentais (ONG´s) ligados ao meio ambiente e que formam a Rede Socioambiental, e do responsável pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente (Semma), Luis Divino Gobbis.
Durante a reunião, o representante da ONG Rio Arareau, Virgílio Ferreira Sobrinho expôs que, na opinião dos ambientalistas, o despejo de esgoto no Rio Vermelho é um crime ambiental gravíssimo, especialmente por ter sido um dano planejado e não um acidente. Por conta disso, para ele e os demais membros da Rede Socioambiental, não apenas o Sanear deve ser punido, mas também, aqueles que autorizaram o lançamento sendo responsáveis direto pelo crime contra a natureza. “Se apenas o Sanear for punido, quem vai acabar pagando por isso é a população que paga tarifas mensalmente”, avaliou Virgílio.
O presidente da ONG Rio Arareau, Magno Pereira da Silva, avaliou que trata-se de um dos maiores crimes ambientais já registrados em Rondonópolis. Por conta disso, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, com o apoio de todos os vereadores, decidiu pedir ao setor jurídico da Câmara que na denúncia a ser encaminhada ao Ministério Público seja pedida não só a reparação dos danos, mas a prisão dos responsáveis pelo crime. “Sabemos que o Ministério Público também já fez esse pedido, mas acredito ser importante que a Câmara faça sua parte e reforce ainda mais esse pedido”, explicou Olímpio.
A denúncia encaminhada pela Câmara foi feita em parceria com a Rede Socioambiental e deve ser protocolada hoje pela manhã.

Prisão é a única solução, acredita vereador

Heidy Prado
Especial para o A TRIBUNA

O presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho (PR), expôs que, na sua opinião, toda a diretoria do Sanear deveria ser presa por conta do lançamento de esgoto no Rio Vermelho, inclusive a presidente da autarquia, Terezinha Silva Souza. “Na questão da contaminação do Rio Vermelho só tem uma solução: prisão todos da diretoria do Sanear… prisão Já”, escreveu o vereador em sua página no facebook.
À reportagem do A TRIBUNA, Ananias disse ainda que o bens dos diretores deveriam ser bloqueados pela justiça no intuito de serem utilizados na tentativa de reverter o prejuízo ao meio ambiente. “A população não pode pagar por isso, quem tem que arcar com isso é quem autorizou esse despejo criminal”, afirmou.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img