31.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Vereador denuncia danos contra córregos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Residencial Alfredo de Castro Araújo, criado recentemente sem estrutura nenhuma pela Prefeitura.

O vereador Milton Mutum (PSD) alertou ontem (05/10), na tribuna da Câmara Municipal, situações que vêm causando prejuízos aos córregos Pitaluga e Queixada, em Rondonópolis. No córrego Pitaluga, externou que os danos vêm sendo causados após a instalação de centenas de famílias no Residencial Alfredo de Castro Araújo, criado recentemente sem estrutura nenhuma pela Prefeitura.
Conforme Mutum, devido ao fato do loteamento não ter estrutura básica, a exemplo de água encanada ou rede de esgoto, as famílias do loteamento recorrem às águas do córrego para tomar banho, lavar roupa, fazer necessidades fisiológicas, entre outras ações. Com o grande fluxo de famílias fazendo uso do córrego, o vereador alerta que inúmeros chacareiros da região e suas propriedades estão sendo prejudicados com a poluição dessas águas. Inclusive, informa que o Pitaluga é uma das últimas fontes de água limpa no município.
“O pessoal não tem culpa dessa situação. A culpa é do prefeito que está fazendo algo que é uma calamidade para a dignidade humana”, externou ao Jornal A TRIBUNA. Diante do programa de “governo itinerante” a ser realizado nesta sexta-feira (07/10), no Residencial Alfredo de Castro Araújo, Mutum repassou que o prefeito José Carlos do Pátio e o secretário municipal de Meio Ambiente, Lindomar Alves, devem ver o que pode ser feito para impedir que esses danos ambientais continuem ocorrendo na região.
Em relação ao Queixada, Mutum denunciou que o esgoto do Residencial Dom Osório, recém-inaugurado, está contaminando esse córrego. Ele assegurou que muitas pessoas lhe reclamaram do mau cheiro na região. “A fedentina está gigantesca!”, opinou, informando que a contaminação ambiental pode ser bem maior, pois o Queixada vai parar no Lajeadinho, e este no Arareau, que, por sua vez, deságua no Rio Vermelho.
OUTRO LADO
Ouvido pelo A TRIBUNA, Lindomar Alves disse ontem que não tinha conhecimento a respeito do problema em relação ao córrego Queixada. De qualquer forma, garantiu que hoje (06/10) vai procurar saber se a denúncia procede ou não. Se houver esgoto sendo lançado diretamente no córrego, externou que se trata de crime ambiental e as providências serão tomadas.
Quanto ao córrego Pitaluga, o secretário municipal explicou que não pode proibir as famílias de tomar banho ou lavar roupas no local. “Até aonde eu saiba lixo não está sendo jogado no local”, externou. Nesse caso, Lindomar acredita que o vereador, na verdade, em uma posição elitista, saiu em defesa dos “mais poderosos” com chácaras na região, em detrimento dos “mais pobres” do loteamento. Mesmo assim, disse que nesta sexta-feira avaliará novamente como o Pitaluga está sendo usado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas em Santa Catarina obrigam 925 pessoas a abandonar casas

As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina a partir da última sexta-feira (17) causaram transtornos em ao menos 24...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img