20 C
Rondonópolis
 
 

Fundação Maria Menina abre inscrições para aulas de danças em Rondonópolis

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Fundacao maria menina - inscricoes - 03-04-14 Fundacao maria menina - inscricoes abertas - 03-04-14

A Fundação Maria Menina foi criada por um grupo de senhoras há mais de 20 anos e, durante seus anos de existência cresceu a passos largos na cidade de Rondonópolis. Atualmente, a Fundação Maria Menina possui o Projeto Semeando para o Futuro, onde são atendidas 35 crianças e adolescentes de vários bairros de nossa cidade.
O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento social, educacional e emocional de crianças e adolescentes, em situação de risco social, favorecendo a formação de cidadãos com capacidade crítica por meio da cultura e da capacitação profissional, melhorando o futuro e a renda da família envolvida.
O Projeto Semeando para o Futuro visa promover o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político. O projeto visa desenvolver direta e indiretamente o ensino de uma profissão que possa melhorar o futuro e a renda da família envolvida.
As atividades oferecidas (aulas de Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz, Dança do Ventre, Dança de Rua, Dança de Salão Infantil, aulas de corte e costura, informática, oficinas de teatro, oficinas de cidadania e trabalhos manuais), são realizadas 5 dias na semana e envolve as crianças e adolescentes e seus familiares.    Nesses anos, diversos resultados foram vistos, dentre eles a inclusão de algumas alunas no quadro de monitores do projeto, sendo exemplo para os novos alunos há cada ano.
Outro grande impacto é a capacitação de meninas para as aulas de corte e costura, onde futuramente poderão seguir carreira profissional. A Fundação Maria Menina tem o objetivo de preparar e capacitar meninas (os) para o mercado de trabalho, mas com uma visão voltada para a arte e a cultura.
As crianças envolvidas no projeto são meninas de classe social baixa, onde sofre vários preconceitos sociais, por serem pobres, algumas negras e outras rejeitadas pela mãe ao nascerem, crianças de pais separados e crianças criadas pelos avós e outras por terem algum tipo de deficiência auditiva ou visual.  A Fundação Maria Menina trabalha diretamente para que essas meninas possam estar incluídas socialmente, transformando a vida de todos os envolvidos no projeto, onde trabalha sob os quatro pilares da política educacional da UNESCO (Conhecer, Fazer, Ser e Conviver).
Outro grande impacto são as ações que estão sendo desenvolvidas e como essas ações podem transformar a vida dessas meninas, pois são 35 crianças fora das ruas, do trabalho infantil, da prostituição infantil e principalmente das drogas, ocupando seu tempo ocioso e propiciando oportunidades inacessíveis para as mesmas.
Os(as) alunos(as) não pagam nenhum tipo de mensalidade, porem necessitaram providenciar seu material de estudo e no final do ano suas fantasias de apresentação. Lembrando que o transporte fica por conta do aluno.
A diretoria da Fundação está com 9 vagas abertas, lembrando que as crianças que entraram nos anos anteriores continuam no projeto e devem renovar sua matrícula. Para as aulas de dança deste ano de 2014, haverá um novo processo seletivo de aptidão física, sendo necessário ter idades entre 4 a 10 anos e estar estudando na rede pública de ensino. Podem se inscrever tanto meninos como meninas.
A professora de Ballet e Produtora Cultural Alessandra Carvalho foi convidada, há 7 anos, para participar do quadro de voluntários da Fundação e explica que a prática da dança traz vários benefícios. “Ela contribui na promoção da coordenação motora, na concentração e no desenvolvimento da disciplina. Para a saúde traz correções postural, redução do peso, trabalha a respiração e a parte muscular, entre outros”, externa Alessandra. Também é uma importante fomentadora da parte lúdica da criança.
Outro grande impacto é a difusão da cultura, pois a cada apresentação o público aumenta e a cidade ganha novos espectadores culturais. “No início, cada apresentação tinha um público de, no máximo, 100 pessoas, mas, atualmente, temos uma média de público de mais de 2000 pessoas por apresentação”, comemora Alessandra Carvalho.
A Fundação Maria Menina, de cunho filantrópico Estadual, recebe apoio da Procuradoria Federal do Trabalho.
A Fundação também está recrutando pessoas que queiram realizar trabalho voluntário na entidade no horário comercial.
Maiores informações sobre inscrições pelo telefone 3421-8133 no horário de 14h às 19h.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img