20 C
Rondonópolis
 
 

A luta tem que ser constante

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Que a saúde pública no Brasil é um caos e que o Governo demonstra-se insensível à dor dos pacientes por todos os cantos do País, não é novidade. Mas, quando se trata de pacientes oncológicos, cuja doença provoca tanto sofrimento para quem está em tratamento e também para a família e os amigos, vemos como impiedoso ele pode ser. No Brasil, milhares de pacientes oncológicos enfrentam uma rotina de desassistência nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente quando se fala em radioterapia. Em Rondonópolis, não é diferente. A cidade não oferece esse tipo de tratamento nem via SUS, e nem particular. Quem fica doente e precisa se tratar, tem que ir para Cuiabá ou então buscar outras cidades e Estados.
Existe uma grande espera e expectativa quanto a construção de uma unidade de radioterapia no Município, algo que ainda parece um sonho distante. Conforme noticiado na edição de ontem (28), uma comitiva formada por membros da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), diretoria da Santa Casa de Rondonópolis, o deputado federal Adilton Sachetti e o Ministro da Agricultura Blairo Maggi, se reuniu em Brasília para tentar acelerar a instalação dessa unidade junto ao Ministério da Saúde. Estamos, desde sempre, sem tratamento para quem precisa de radioterapia, e a previsão de termos a nossa unidade é para 2019. Como esperar até 2019?
Durante a visita, e perante a nossa sempre lembrada força política, a comitiva conseguiu agilizar documentos. Hoje, o projeto deve ser protocolado para apreciação e aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Governo Federal, e agora a expectativa da chegada da radioterapia foi reduzida para o até o final do ano que vem. Os esforços são muitos, e tudo que retorna em resposta positiva deve ser comemorado. Trata-se de uma luta constante, em que esperamos que aqueles que estão à frente não desanimem.
Vale ressaltar que quando querem, os nossos representantes conseguem obter resultados melhores junto as questões federais, e esse é um exemplo. Representatividade política nada serve se não vier acompanhada de força, que tenhamos força especialmente no caso da unidade de radioterapia.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img