20 C
Rondonópolis
 
 

Não desistir!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A consolidação de um polo universitário forte e diversificado poderia impulsionar grandemente a economia de Rondonópolis. Infelizmente, não tem sido um ideal fácil de se concretizar em âmbito local, apesar das melhorias obtidas nos últimos anos, especialmente no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Cidades aqui mesmo do nosso estado de Mato Grosso, como Sinop, conseguiram avançar bem mais no fortalecimento do polo universitário do que Rondonópolis. Lá, em Sinop, as instituições de ensino superior, sobretudo as privadas, conseguiram expandir as atividades, com grandes estruturas físicas e cursos diversificados.
A esperança dos rondonopolitanos é avançar mais no ensino superior com a implantação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) a partir da emancipação do campus local da UFMT. Em ambos os casos, podemos ter desdobramentos importantes a partir de agora.
No caso da Unemat, o Consuni (Conselho Universitário) vota hoje (18/4) a transferência de dois cursos de graduação para o município de Rondonópolis, iniciando, enfim, o começo das atividades da instituição na nossa cidade. Apesar de ainda não ser um campus, pode ser o caminho para o fortalecimento da Unemat na cidade.
Em relação à UFR, o projeto de emancipação do campus pode a qualquer momento ser votado pela Câmara dos Deputados, conforme noticiado pelo Jornal A TRIBUNA neste fim de semana. É uma grande notícia, por um lado; mas, por outro, requer mobilização e pressão da nossa sociedade, especialmente das entidades de classe, para que essa pauta seja priorizada para votação em plenário o mais breve possível.
Sabemos que o momento político conturbado e de crise econômica que vive o Brasil não é dos mais propícios. Contudo, voltamos a nos posicionar em prol da UFR, pela valorização do ensino superior no interior do nosso País. Esperamos que nossa bancada parlamentar não cruze os braços diante dessa luta, uma vez que o Brasil não pode ficar parado em meio ao cenário de acusações e defesas políticas ante as denúncias de corrupção que assolam o País.
A UFR e a Unemat são bandeiras da sociedade rondonopolitana e, passe o tempo que for, o Jornal A TRIBUNA também continuará as defendendo!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img