24.5 C
Rondonópolis
 
 

Eleições e o tapetão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A cada ano, apesar da Justiça Eleitoral ter se aperfeiçoado e ter ganhado em eficiência e credibilidade, fica mais complicado saber o resultado final das eleições em razão da legislação eleitoral sempre estar em processo de mudança. A parte da abertura das urnas, contagem e totalização dos votos, estão sendo feitos com perfeição, o problema está justamente após essa fase, quando o resultado é divulgado.
Na disputa deste ano, chamou a atenção o caso dos candidatos ‘ficha suja’ que tiveram o registro indeferido e disputaram as eleições sub judice. O candidato pode fazer campanha normalmente, distribuir material e tudo mais, além de ter o número e a foto registrados nas urnas.
O problema é que os votos destes candidatos não foram somados na formação das bancadas na Câmara e Assembleia e, enquanto isso, o próprio eleitor não pode saber com clareza, mesmo após as eleições, sobre a formação das bancadas, sempre vai ficar a dúvida.
Vale lembrar que esse problema não é específico de Mato Grosso e sim do Brasil inteiro, muito em razão da falta de clareza da validade da Lei da Ficha Limpa para esse pleito e enquanto pairar essa dúvida teremos que ver, pelo menos uma parte destas eleições, a ser decidida no tapetão. O voto que valerá será o dos ministros, desembargadores e juízes que estão julgando essa questão. O termo tapetão surgiu nos anos 80, quando o resultado dos jogos de futebol eram contestados em campo e julgados nos fóruns de justiça em uma alusão que a questão teria saído dos gramados e ido para os tapetes dos tribunais.
Outro exemplo estamos vendo em São Paulo. Tiririca, o candidato a deputado federal mais votado do estado mais influente do país, com os maiores índices de alfabetização, pode não tomar posse. O Ministério Público Eleitoral de São Paulo acusa Tiririca de ser analfabeto. Nesta questão, o partido do candidato, além de perder a vaga corre o risco de perder representatividade em razão de que a votação de Tiririca levou outros candidatos da sigla a se elegerem.
A Justiça Eleitoral precisa criar mecanismos para evitar este tipo de discussão após as eleições. Estes problemas e questões deviriam ser resolvidos antes do eleitor colocar o voto na urna para acabar com a possibilidade de a cada ano vivermos esse “tapetão eleitoral”.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Caro Paulo Ferreira,

    Não tenho dúvidas de que o palhaço vai brilhar. Ao redor dele, outros 24 palhaços ajudarão no saque, porque estes são todos corruptos.

    Como era mesma o nome daquele filme do Kubrick? Laranja Mecânica. É isso que o Tiririca é. Ou melhor, é um testa de ferro.

    Sua imagem esconde políticos que não mereciam o Brasil.

  2. O Tiririca, primeiramente não é 0 palhaço como ironicamente querem rotulá-lo na sua integridade humana. Sinto claramente, na escala dos tornados, o grau máximo da inveja de “nossos” políticos que compreendem o protesto dos brasileiros ao eleger Tiririca mas não assumem este ato patriótico de “basta de tanta corrupção generalizada”. Palhaço somos nós brasileiros moldados pelas mentiras e falsas promessas de nossos “representantes políticos” e pelos candidatos em época de eleição que se transfiguram em “anjos da guarda” temporários. Quem sabe o nosso “palhaço” venha a brilhar com seu humor despreocupado e pontiagudo no Picadeiro da Câmara dos Deputados!

  3. As pessoas que votaram neste candidato são completamente analfabetas politicas podemos dizer assim. Votaram em um personagem criado e não na pessoa. Voto de protesto desta forma então deveriam votar nulo. Pobres coitados agora o cara foi eleito e vai receber um salário bem gordo e estes irão continuar trabalhando por um salário minimo e trabalhar 30 anos ou mais para obter a aposentadoria. É este o páis que estamos querendo deixar para nossos filhos, quem sabe o Tiririca chegue a ser presidente não é mesmo. E ainda temos que escutar pra que estudar né é só tentar uma vaga nas eleições. Já dizia o Cazuza que país é esse?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img