35.3 C
Rondonópolis
 
 

A semente da prevenção

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Esta semana a cidade de Rondonópolis viveu um momento triste com mais um registro da nefanda violência contra a vida, sendo mais uma vez a protagonista da eterna novela da insegurança. Dois jovens violentamente executados, tirados da vida de forma brutal, e ceifando-lhes a oportunidade dos sonhos realizados, de uma vida enfim!
E mais uma vez, infelizmente, tudo por conta do precoce envolvimento com o tráfico de drogas! Todavia, a gloriosa e incansável Polícia Militar, mais uma vez cumprindo o seu papel de guardiã da nossa segurança, inova e sai na frente fazendo o seu papel.
Foi lançado esta semana na cidade o programa, “Polícia Escola e Comunidade”, que nos moldes do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, através de palestras diversas leva informações às crianças e jovens nas escolas, orientando-os sobre os perigos e consequências do envolvimento e uso das drogas lícitas e ilícitas. O “Polícia Escola e Comunidade” vai um pouco além, quando repassa orientações e informações de cidadania, orientando os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio público, que nada mais é do que um bem comum, pertencente à toda a comunidade, e por isso mesmo, de responsabilidade de todos conservá-lo.
O programa informa ainda sobre “Educação no Trânsito’, respeito à legislação e noções de cidadania e a responsabilidade da preservação da vida. Então, quando se tem um programa de ações pró-ativas como esse voltado para o público infanto-juvenil, é como se uma semente estivesse sendo semeada numa terra fértil. Todavia, é necessário que haja trato cultural, que se regue todos os dias, que se cuide e se adube com exemplificação para que a semente encontre as condições ideais para germinar, crescer, florescer e dar frutos. Isso tudo, claro, a médio e longo prazos. No entanto, não é porque pode demorar a dar resultado que não se deva semear. Pelo contrário, como todo bom semeador, a esperança deve ser uma constante na vida de todos. Sim, porque se uma criança cresce orientada e educada com o sentimento da preservação, do respeito à vida, à natureza e às leis, dificilmente quando adulta ela irá passar pelo constrangimento de parar numa delegacia ou numa cadeia. Isso porque terá se constituído num pai de família responsável, num bom profissional, enfim num cidadão!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img