
O prefeito diplomado Cláudio Ferreira (PL), o seu vice dr. Altemar Lopes (Podemos) e os 21 vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Rondonópolis a partir de 2025 vão tomar posse na manhã do dia 1º de janeiro. A sessão solene está marcada para às 9h, no Centro de Eventos Tulipas.
A sessão solene de posse está sendo organizada pela Câmara Municipal, que já comunicou que, devido ao espaço limitado de público do Centro de Eventos, poderão acompanhar somente os convidados pelos eleitos.
O rito da posse estabelece que a sessão será presidida pela vereadora mais votada na última eleição, a médica Luciana Horta (PL), que obteve 3.605 votos. Ela designará um dos demais legisladores eleitos para auxiliá-la nos trabalhos.
Após o recebimento da documentação necessária dos eleitos, haverá o juramento dos vereadores, conforme previsto no Regimento Interno.
Na sequência, será a vez de Cláudio Ferreira e o seu vice Dr. Altemar Lopes fazerem os seus respectivos juramentos de compromisso e a posse dos mandatos para os quais se elegeram em 6 de outubro passado.
Eleição
Por fim, ocorrerá a eleição da mesa diretora para os primeiros dois anos da próxima legislatura do parlamento rondonopolitano (2025/2026), composta por presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, além do primeiro e segundo secretários.
A eleição da mesa a princípio deverá ocorrer de forma aberta. Isto é, como “voto aberto”. Porém, isto pode mudar caso a atual mesa diretora da Câmara Municipal consiga derrubar a liminar que suspendeu a resolução aprovada no último dia 11 de dezembro, estabelecendo “votação secreta”.
O vereador Paulo Schuh (PL) desponta como favorito no momento para dirigir a Casa de Leis nos próximos dois anos. No entanto, o atual Júnior Mendonça ainda se articula e tem esperança ainda de conseguir a reeleição no dia 1º.