Um dia antes da data marcada, a prefeitura suspendeu o processo de licitação 45/2024, que previa a contratação da empresa ou consórcio para fornecer e instalar novos semáforos na região central de Rondonópolis. O Município, no entanto, não informou os motivos da suspensão do processo.
A licitação estava marcada para ocorrer hoje (6) e previa a instalação dos novos semáforos na região central de Rondonópolis com um projeto alterado e de menor valor do que o previsto anteriormente em licitação cancelada em agosto do ano passado.
O projeto atual, que estava com a licitação marcada, previa a instalação de 69 novos semáforos e retirada e reinstalação dos atuais, mas sem a tecnologia que ficou conhecida como “semáforos inteligentes”.
O custo dos novos equipamentos também havia sido alterado: anteriormente orçados em R$ 16 milhões, os semáforos agora deveriam custar em torno de R$ 6 milhões.
Conforme as informações constantes no edital de licitação, que agora foi suspensa, os semáforos novos deveriam ser de aço galvanizado, com lâmpadas de Led e com espaço para câmeras.
Os equipamentos seriam instalados no quadrilátero central da cidade em todos os cruzamentos que já contam com sinalização semafórica.
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O projeto previa ainda a retirada dos semáforos atuais da região central e a reinstalação destes em outras vias da cidade. O edital, contudo, não pré determinava quais os cruzamentos e em quais bairros esses equipamentos retirados do quadrilátero central seriam instalados.
Ainda, conforme consta no edital, a empresa ou consórcio vencedor da licitação teria um contrato de oito meses com o Município, com a instalação dos novos semáforos tendo que ser concluída em seis meses.
Primeira licitação cancelada
A prefeitura revogou o processo de licitação 61/2022 que visava contratar uma empresa para modernizar o sistema semafórico em Rondonópolis, com a instalação e manutenção do sistema conhecido como “semáforos inteligentes” em agosto do ano passado.
O processo já tinha a empresa Kapsch como vencedora, que seria contratada por um valor de pouco mais de R$ 16 milhões.
No entanto, o contrato não foi concluído por uma recomendação da Secretaria Municipal de Transparência Pública e Controle Interno por meio do Relatório de Auditoria 02/2023 com Parecer Técnico 01/2023. A revogação da licitação também foi baseada na mesma recomendação.
A licitação previa a contratação da empresa para instalar os novos equipamentos semafóricos, substituindo os 65 que estão atualmente em funcionamento na região central e geram uma série de reclamações.