29.5 C
Rondonópolis
 
 

Município intensifica ações: Proprietários de imóveis abandonados são notificados

“Terreno sujo só gera problema, é mosquito da dengue, da leishmaniose, caramujo, sujeira, insegurança, perturbação”

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Departamento de Controle Urbano da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, ligado a Secretaria Municipal de Receita, está intensificando a fiscalização e notificando proprietários de terrenos sujos e com imóveis abandonados.

A preocupação é com o crescimento dos casos de dengue na cidade, bem como os demais transtornos que são gerados por esses locais em situação de abandono.

“É transtorno para os vizinhos, para o município. Terreno sujo só gera problema, é mosquito da dengue, da leishmaniose, caramujo, sujeira, insegurança, perturbação”, lembra o representante do Departamento, Paulo Padin.

As equipes de fiscais da Receita estão visitando as áreas e aplicando as notificações. Após essa notificação, o dono do terreno tem o prazo de 15 dias para limpar a área e se adequar. Caso isso não aconteça, uma infração é gerada.

A multa é de 5 Unidades Fiscais de Rondonópolis (UFRs) por metro quadrado do terreno. A UFR tem valor de R$ 4,2675, portanto, são aproximadamente R$ 21,00 por metro quadrado e, para proprietários reincidentes, a multa é dobrada.

Padin lembra que os terrenos com edificação também não escapam. “A infração é enviada ao Ministério Público e a demolição do imóvel pode ser autorizada. Os custos disso, claro, serão encaminhados ao proprietário”, explica. Calçadas obstruídas e água servida sendo lançada na rua também são alvo dos fiscais.

Vale ressaltar ainda que os proprietários multados que não quitarem os valores estão sujeitos a outras sanções previstas na legislação municipal, como o impedimento de transferir os terrenos, de obter alvará de construção e certidões negativas de débitos municipais. O proprietário pode ainda ser incluído na dívida ativa.

Denúncias

Os moradores também podem contribuir com a fiscalização e denunciar terrenos baldios sujos. Basta entrar em contato com o Departamento de Controle Urbano do Município pelo (66) 98413-0867.

As denúncias podem ser feitas via WhatsApp com fotos e localização. A orientação da equipe do Controle Urbano é para que as denúncias contenham a localização exata dos terrenos para que a fiscalização possa identificar os imóveis com mais rapidez.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img