16.9 C
Rondonópolis
, 16 julho 2024
 
 

Estímulo: Produtores locais iniciam projeto para plantio de limão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ao todo 2.670 mudas certificadas de Limão Taiti foram transportadas de São Paulo para Rondonópolis (Foto – Wheverton Barros)

As mudas do projeto de estímulo à compra coletiva por agricultores familiares da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SEMAP) chegaram e estão sendo retiradas pelos 60 produtores rurais beneficiados com a iniciativa.

Esse é o primeiro projeto que realiza compras de mudas em grande lote visando amenizar as despesas dos produtos. Ao todo 2.670 mudas certificadas de Limão Taiti foram transportadas de São Paulo para Rondonópolis. A SEMAP organizou todo o processo e subsidiou o frete.

Produtores rurais procuraram a secretaria em busca de auxílio para produzirem limão na cidade por quererem investir no fruto devido o atual preço vantajoso no mercado. Após pesquisa realizada pelo responsável pelo departamento extensão rural e projetos, Cássio Gomes, obteve a informação de que 90% dos limões consumidos em Rondonópolis vêm de fora por ausência de produção local.

“Produtores nos procuraram para estabilizar a cadeia produtiva aqui e dentre as ações a primeira foi a compra coletiva de mudas”, contou Gomes.
As mudas adquiridas em São Paulo custaram R$ 7 a unidade, a mesma no Mato Grosso é vendida por R$ 35 reais, por isso a necessidade de trazer de outro estado. O tempo para surgir os primeiros frutos é de um ano e meio de transplantada com retorno financeiro em até dois anos.

Enquanto as mudas não produzem, a SEMAP aplica o projeto de mesclar produção de ciclo rápido com cultura não perene. Dessa forma, os produtores não ficam sem meios de prover o sustento da família e movimentam o comércio local com reproduções de pimenta, jiló, quiabo, melancia e outros, garantindo produtos em no máximo 90 dias.

De acordo com o secretário da pasta, Adilson Nunes, posteriormente serão feitas novas aquisições de outras árvores frutíferas como abacateiro e goiabeira para atender ainda mais produtores do município.

 

 

———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE  ————
————————————————————————————

 

 

“A princípio esse foi só uma experiência e como deu certo, estamos muito felizes e os produtores também estão felizes agora vamos optar por outras mudas”, explicou Nunes.

O produtor rural Jhon Kleyton apoia fortemente a ideia por ser mais uma alternativa de comercialização para os pequenos produtores rurais e fomentar a economia de toda cidade, além de ajudar a população ao criar uma competitividade entre os frutos locais e as produções vindas de outros estados. “A competitividade faz cair os preços dos produtos na região”, finalizou.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Santa Casa alerta: Pacientes e familiares estão sendo vítimas de golpistas

Pacientes da Santa Casa de Rondonópolis e familiares estão sendo vítimas de tentativa de golpes. A situação já foi...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img