35.1 C
Rondonópolis
 
 

Palestras buscam conscientizar pessoas com deficiência

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ederson Mendes e Anderson Cleiton: “no geral, as palestras querem alertar para o que temos de direito” – Denilson Paredes

 

A Associação dos Deficientes Físicos de Rondonópolis (Adefir) está organizando um ciclo de palestras visando conscientizar seus associados e a população em geral a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. As palestras, que começam na próxima quarta-feira (18) e terminam na sexta-feira (20), fazem parte da programação da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e irá debater temas como a acessibilidade, a saúde das pessoas portadoras de deficiência, além das políticas de inclusão social na cidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



 

 

De acordo com Ederson Mendes Silva, voluntário e membro da Adefir, as palestras têm o objetivo de conscientizar as pessoas portadoras de deficiência de seus direitos e da necessidade de lutar pela manutenção dos mesmos. “É para as pessoas terem conhecimento de direitos como o de isentar os seus carros no Detran. Mas os carros não podem mais ser de câmbio manual, têm que ser automáticos e com direção elétrica. Então, são situações como essa que precisam ser esclarecidas. Porém, também vamos ter palestra tratando da questão da saúde, que vai tratar basicamente da alimentação, pois tem gente que abusa. Vamos falar sobre questões da higiene da pessoa também”, antecipou.

Outro assunto que será tema de palestra será a inclusão social das pessoas com deficiência e o preconceito que as mesmas ainda são vítimas até os dias de hoje. “Muitas pessoas que são tidas como normais, muitas das vezes, têm uma deficiência, precisando que as outras atentem para a sua carteirinha da associação, para saber quais as sequelas têm. Algumas pessoas não têm deficiências aparentes. No geral, elas (palestras) querem alertar para o que temos de direito, para a luta que temos que ter para conservar esses direitos e até para conquistar outros”, completou.

 

Outro que está envolvido na preparação das atividades é o voluntário Anderson Cleiton Costa e Silva. “O que nós queremos é mostrar para as pessoas que, unidos, somos fortes, temos mais poder para buscar as melhorias para nós que somos deficientes. O que queremos é passar conhecimentos e fortalecer a Adefir, para buscarmos inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, por exemplo”, externou.

O ciclo de palestras acontecerá no Núcleo de Conselhos e terá início na quarta (18), às 13 horas, com abertura oficial do evento seguido de duas palestras que tratarão da problemática da acessibilidade, de políticas assistenciais e regras para a aposentadoria das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

Na quinta (19), os assuntos estão voltados para a questão da saúde e, na sexta (20) o tema dominante serão as políticas e os desafios da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência.

Hoje, de acordo com os membros da Adefir, existem cerca de 19 mil pessoas portadoras de deficiência física e intelectual na cidade, sendo que destas, pouco mais de mil são associadas à Adefir. A Associação atende em sua sede todas as segundas e terças-feiras, a quarta é voltada para o trabalho externo, retomando o atendimento ao público na quinta e no sexta-feira.

A entidade funciona no Núcleo de Conselhos, na Avenida Tiradentes, 1904, na região central da cidade. Outros esclarecimentos a respeito do trabalho da associação podem ser obtidos pelo telefone 66-3411-5005, em horário comercial.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Desmistificando os tipos de parto: confira dicas de profissional da área para escolher o seu

No Brasil, a cada 21 segundos uma mulher dá à luz, totalizando mais de 320 partos por hora em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img