Com o início da obra de duplicação entre o Trevão de Rondonópolis e a Cervejaria Petrópolis, na BR-163, executada pela concessionária que administra a rodovia, muitos rondonopolitanos passaram a se perguntar quando a duplicação da BR-364, entre o Trevão e o Córrego Lourencinho, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), seria retomada. Se de um lado – na saída para Mato Grosso do Sul – o trabalho parece ter engrenado, do outro, na saída para Pedra Preta, não há sinais de maquinários ou pessoas trabalhando.
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No mês passado, a reportagem do A TRIBUNA questionou o DNIT sobre a retomada da obra. Na ocasião, a informação recebida era de que o trabalho seria reiniciado em abril, com o fim das chuvas. Como o serviço não começou, voltamos a questionar o DNIT, que desta vez adiou para maio a retomada da obra, com o “período de seca já consolidado”.
O trabalho chegou a ser iniciado em 2018 pela empresa vencedora da licitação realizada em 2017, a Tripolo, sediada em Rondonópolis, mas acabou parando quando o período chuvoso se iniciou. Parte do trabalho de terraplanagem feito acabou sendo levado pela enxurrada em alguns pontos. Atualmente, o pavimento da rodovia naquele trecho está bastante prejudicado pelas ondulações e, quem mora ou trabalha naquela região, aguarda que a obra seja retomada.
O PROJETO
A duplicação é um dos serviços remanescentes do projeto da Travessia Urbana da BR-364, que teve o convênio encerrado em 2014 sem que tivesse sido concluído. A obra prevê a revitalização do pavimento já existente, a construção de uma nova pista dupla e duas pistas margeando a rodovia, uma de cada lado, além da construção de duas grandes rotatórias, uma nas proximidades da Scania, e outra no final do prolongamento da Avenida Beira Rio. Estão previstas também no mesmo contrato a iluminação e ciclovias, pelo valor total da obra de R$ 15,6 milhões.