25.8 C
Rondonópolis
 
 

Projeto do Rotary Cerrado beneficia crianças com óculos

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
As crianças beneficiadas com os óculos no projeto, juntas com os integrantes do Rotary Cerrado e parceiros – foto: A TRIBUNA
Na foto, Tarich Algayer, o idealizador do projeto; Rafael Libano, presidente do Rotary Cerrado; Patrícia Facchini, representando o Mercadão dos Óculos; e Marcelo Carruesco, da Comissão de Serviços Humanitários

O Rotary Club de Rondonópolis Cerrado fez a entrega ontem (19/12) de 21 óculos de grau para crianças da Escola Municipal Alfredo de Castro, no Jardim Maria Tereza. A ação foi possível através de uma parceria com médicos oftalmologistas, com o SBT Rondonópolis e o Mercadão dos Óculos, dentro do projeto chamado de “Olhos do Cerrado”.

O presidente do Rotary Cerrado, Rafael Moreira Libano, disse ao Jornal A TRIBUNA que é uma grande satisfação ao clube poder realizar essa ação na área da educação. Ele explicou que a iniciativa, na verdade, representa o cumprimento do papel do clube no sentido de prestar serviços em uma visão de transformar vidas positivamente através da educação.

Conforme Rafael Libano, o projeto nasceu através de um grupo de discussão dentro do Rotary Cerrado, tendo como idealizador o Tarich Algayer, percebendo uma necessidade local. Inclusive, o presidente acrescenta que, a partir do ano que vem, as crianças da rede estadual de ensino necessitarão apresentar atestado oftalmológico para realização da matrícula, conforme determina nova lei.

O projeto foi todo executado em dois meses. Primeiramente, houve uma triagem com os 320 alunos do estabelecimento de ensino pelos médicos oftalmologistas Marcelo Miranda e Nichard Unonius. Depois, o Hospital de Olhos de Rondonópolis levou as crianças com indicativo de problemas de vista até a unidade para a confecção das receitas. Por fim, foram viabilizados os óculos de grau.

As crianças da Escola Alfredo de Castro possuem idade entre 4 e 11 anos. O presidente da Comissão de Serviços Humanitários do Rotary Cerrado, Marcelo Carruesco, observou à reportagem que a intenção com essa ação é conscientizar os pais e as escolas da possibilidade das crianças terem de fazer uso de óculos, considerando que problemas de vistas são algo comum entre a população. Nesse caso, observa que a maioria dos pais não sabia que as crianças precisavam fazer uso de óculos de grau.

Uma das crianças beneficiadas é a Vitória Gonçalves, de 7 anos. Sua mãe, a dona de casa Francisca Gonçalves, disse à reportagem que não tinha percebido que a filha precisava de óculos. “Foi uma iniciativa muito boa, porque muitos pais não tem condições de comprar os óculos. Eu já uso óculos e vai ser muito importante para minha filha”, analisou.

Além da Escola Alfredo de Castro, a Escola Estadual Eunice Santos, no bairro Monte Líbano, também foi contemplada com esse projeto, fazendo uma triagem em 220 crianças através do médico Daniel Marras e identificando a necessidade do uso de óculos em 18 crianças. Contudo, nesse caso, a entrega dos óculos vai ocorrer no início do próximo ano letivo.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Após dois meses consecutivos de queda, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo apresentou, em março,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img