15.1 C
Rondonópolis
, 6 julho 2025
 
 

Papo Político

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img


 

Prefeito Cláudio Ferreira: “Construindo relações, ele tem se mostrado um exímio articulador político”

1 – SENHORES E SENHORAS,

bateu a saudade de um Papo Político e estamos de volta. Muita coisa tem acontecido na política da Terra de Rondon, mas quase tudo gira em torno da gestão do novo prefeito Cláudio Ferreira (PL), que entrando no seu sexto mês de mandato ainda não conseguiu implantar tudo o que prometeu, e deseja, em termos de mudanças na Prefeitura de Rondonópolis.

Cláudio, apesar do seu arrojo e grande desejo de mudanças, ainda tem que enfrentar os muitos entraves deixados pelo ex-prefeito Zé do Pátio (PSB).  Mas, ele vem prometendo acelerar as ações e recuperar o tempo perdido.

A população continua ao seu lado, pois sente a sua sinceridade e vontade de fazer o melhor, e, principalmente, fazer o certo.

É claro que têm os adversários, a turma do holerite da administração passada, que não conformou ainda com a derrota eleitoral e fica procurando qualquer motivo para tecer suas críticas, a maioria infundadas, querendo transferir os desmazelos de 8 anos de administração patista para esses primeiros cinco meses da nova gestão.

Nem vamos entrar em detalhes, pois chega à beira do ridículo alguns comentários que acabam ganhando as redes sociais, emitidos por figuras conhecidas dos meios políticos, os famosos “kamikazes” e cabos eleitorais do Zé, que desfrutavam a vida através dos holerites recebidos mensalmente da “mãe” Prefeitura e tendo como encargo apenas promover atos eleitoreiros pelos bairros.

2- MAS TEM UM ASPECTO

que a Coluna quer ressaltar hoje: a liderança política emergente que já vem sobressaindo em Rondonópolis na figura do novo gestor. O ambiente no Palácio da Cidadania é inteiramente diferente. O Gabinete do Prefeito já é muito frequentado pela sociedade, em todas suas classes sociais.

Todos são recebidos lá com toda franqueza nas discussões do que pode, e não pode, ser atendido agora. Acabou a época de enganações com promessas eleitoreiras; e de empresários procurarem Rondonópolis dispostos a investirem aqui e nem conseguirem uma audiência com o prefeito.

ALIÁS,

Cláudio vem surpreendendo desde as eleições, quando desbancou os “favoritos” nas pesquisas eleitorais, com uma vitória avassaladora em praticamente todas as urnas.

Inclusive, fazendo número expressivo de vereadores e, de quebra, no dia 1º de janeiro elegeu para presidir a Câmara Municipal o seu indicado, o vereador Paulo Schuh (PL). Ele vem se articulando muito bem com uma grande maioria no legislativo, inclusive com votos de oposicionistas eleitos pelo grupo de Pátio.

Outra grande mudança, no relacionamento político da cidade, é com o governo do Estado. O prefeito Cláudio acaba de evidenciar mais uma vez que é um exímio articulador político, restabelecendo as relações entre a Prefeitura e o governador Mauro Mendes (UB), com o propósito de viabilizar grandes investimentos públicos em parceria para o município.

LEMBRAM, SENHORAS E SENHORES,

que o Zé do Pátio nunca foi um anfitrião à altura quando das visitas do governador (poucas, na verdade…) e por isso pouca coisa conseguiu do executivo estadual em seus 8 anos na Prefeitura.

Mauro sempre se queixou que, na real, a população nunca ficava sabendo das parcerias entre o Estado e o município, porque o nosso então prefeito procurava sempre omitir a participação estadual, vangloriando-se de todo o feito.

AGORA, SE O PROBLEMA FOI

esse mesmo, então chegou a hora da mudança, pois apesar de novo na carreira política, Cláudio é um profundo estudioso das ciências políticas.

Ele se valeu da primeira experiência eleitoral, em 2020, quando ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura (mas com considerável votação e desbancando outros nomes com história política na cidade), para capitanear dividendos para sua eleição em 2022, como deputado estadual, sendo o mais votado em Rondonópolis.

Na Assembleia Legislativa, tornou-se importante aliado do governador Mauro Mendes, construindo em parceria projetos importantes à população mato-grossense, a exemplo da CNH Social, de grande repercussão em todo o Mato Grosso.

Desde sua posse, em janeiro, Cláudio viu a importância de buscar parcerias de diferentes instituições e atores políticos, inclusive indo a Cuiabá várias vezes apresentar demandas do município.

Além de pleitos antigos como o viaduto do “Trevão”, a duplicação do Anel Viário e a pavimentação da estrada do Campo Limpo, passou a defender novas obras estruturantes, como viadutos urbanos, novo hospital municipal (UPA), nova Policlínica, maior ciclovia da cidade, novas pontes no Arareau, entre outras.

Nesse intuito por viabilizar essa guinada na infraestrutura local, Cláudio comprovou seu poder de articulação e fruto de suas idas a Cuiabá, quando recebeu na prefeitura, segunda-feira (2), o governador Mauro Mendes.

VALE RESSALTAR

que essa é a primeira vez que Mauro visita oficialmente como governador o Paço – considerando que ele esteve recentemente na cidade, mas para inaugurações de obras na região, e não esteve na Prefeitura, mas foi recebido por Cláudio Ferreira, desde o aeroporto até o distrito da Boa Vista.

“O Cláudio foi um deputado estadual que nos ajudou muito na Assembleia Legislativa e agora como prefeito não tem dúvida nenhuma que vai fazer um grande mandato na cidade de Rondonópolis e o governo de Mato Grosso vai ajudar!”, fez questão de frisar o governador.

Frutos dessa busca por parcerias institucionais, Cláudio teve importantes demandas atendidas pelo governador, como o viaduto no “Trevão”, a duplicação no Anel Viário e o compromisso de ajudar em projetos de mobilidade urbana e infraestrutura almejados pela gestão municipal.

Dessa forma, a movimentação política do grupo do prefeito, que tem ainda como outra grande revelação estrategista o Mykaell Vitorino, seu secretário de Governo, tende a resultar em importantes benefícios para a nossa população.

Na visão de Cláudio, cabe ao gestor de Rondonópolis a articulação, a interlocução e a busca contínua por parcerias. O diálogo e a confiança, segundo ele, são indispensáveis nesse intuito.

“É importante o gestor de uma cidade do tamanho de Rondonópolis entender que é necessário estabelecer parcerias com o Governo do Estado e com os parlamentares para que tenhamos êxito nas iniciativas que são necessárias, pois o orçamento próprio do Município não é suficiente para todas as demandas. Temos de fazer uma gestão estratégica dos recursos que temos e das parcerias que podemos fazer”, analisou o prefeito, e assim ele vai somando importantes conquistas políticas na sua ainda embrionária administração.

ESTE RELACIOAMENTO

entre os governos municipal e estadual há muito tempo não se ouvia falar em Rondonópolis, e isso enche de esperanças para que todas essas obras estruturantes anunciadas possam ser concretizadas, ou, pelo menos, iniciadas ainda neste primeiro mandato de Cláudio.

Nossa cidade merece uma nova cara… cara de cidade grande, e de principal economia do interior de Mato Grosso.

Com esse cartão de visitas e um anfitrião à altura, poderemos atrair bem mais investidores para cá. Parabéns Cláudio Ferreira, o governador Mauro Mendes, ou seu sucessor, não terá mais o que queixar se realmente cumprir com as parcerias que estão sendo firmadas.

3 – ENQUANTO O PREFEITO CLÁUDIO

trabalha para fazer as entregas que a população tanto aguarda, as articulações entre os atores políticos da cidade com vistas a 2026 nos bastidores estão a todo vapor.

ANTES DE FALAR

dos que estão se movimentando em Rondonópolis, um nome apontado com possível candidato para suceder Mauro Mendes, saiu de cena.

Após os bons resultados alcançados por candidaturas alinhadas com o bolsonarismo nas eleições do ano passado, o empresário Odílio Balbinotti, que foi um grande apoiador dessas muitas campanhas vitoriosas, chegou a se animar para concorrer ao governo.

Passados alguns meses, o desejo “esfriou” e Odílio parece que tirou o time de campo. Disse, recentemente, que “a tendência infelizmente é de não sair candidato por questões profissionais e pessoais”.

O RECUO

de Balbinoti, que desejava ingressar no PL para disputar o governo, deve abrir espaço de vez para que o senador Wellington Fagundes pavimente o seu caminho ao Paiaguás pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro

Para tentar conquistar o coração do eleitor bolsonarista mais radical, que tem resistência ao seu nome, ele vem buscando, como se observa, uma “nova roupagem política”.

De longa trajetória política, Fagundes sempre buscou ser alinhado aos governos de plantão, assim foi nos governos petitas. Esta postura faz com que os bolsonaristas tenham um pé atrás.

Para reverter esta “rejeição”, ele tem tido uma postura mais oposicionista neste terceiro mandato do presidente Lula (PT). Resta saber se conseguirá convencer os apoiadores mais ferrenhos de Bolsonaro que sua “conversão” é pra valer.

NAS PROPORCIONAIS

o PL, que tem o deputado federal José Medeiros como candidato ao senado, decidiu esta semana iniciar o debate sobre as chapas de deputados federais e estaduais.

A novidade do encontro realizado na Capital é que, como mostrou o A TRIBUNA, ao contrário do que se comentava nos bastidores, a sigla liberal deve lançar três e não dois candidatos a deputado estadual em Rondonópolis na eleição de 2026, sendo os cogitados na lista apresentada os dos vereadores Paulo Schuh e Luciana Horta, além do ex-vereador José Márcio Guedes, assessor do senador Wellington.

A ausência do nome da vereadora Kalynka Meirelles nesta lista deve abrir a porta para que ela troque o PL pelo Podemos, como admitiu a possibilidade em entrevista ao A TRIBUNA.

Reeleita como a segunda mais votada em 2024, a ex-repórter de TV revelou o convite recebido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maxi Russi, que está de saída do PSB e vai comandar o Podemos, para que venha para o partido com perspectiva de se candidatar a deputada estadual.

Kalynka é só mais um nome que surge à disputa por uma cadeira da AL do grupo que apoiou a vitoriosa campanha do prefeito Cláudio. Bastante ligado a ele, o vereador de primeiro mandato Wesley Cláudio também sinaliza entrar na corrida por uma cadeira na AL pelo Novo.

Outro nome do entorno de Ferreira que se movimenta é o empresário Neles Farias, que ensaia entrar na vida pública, inclusive se filiando com esse propósito no PRD.

Especula nos bastidores que Cláudio poderia ainda lançar a sua esposa Alessandra, que ocupa a secretaria de Promoção e Assistência Social, como candidata a deputada estadual.

COMO SE VÊ

as movimentações estão intensas e o prefeito terá que ter jogo de cintura para “administrar” tantas candidaturas em seu entorno.

Temos muitas outras candidaturas especuladas na terra de Rondon para comentar, mas espaço é curto e, então, fica para uma próxima. Até lá!

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -spot_img

Mais notícias...

Nota de Falecimento

Os rotarianos de Rondonópolis estão de luto, com o falecimento nesta noite de sábado, 5 de julho, do companheiro...
- Publicidade -

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img