21.9 C
Rondonópolis
 
 

Getúlio Viana toma posse da Prefeitura na segunda-feira

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Getúlio Viana (PSB): direito de ser diplomado e empossado no cargo de prefeito de Primavera do Leste
Getúlio Viana (PSB): direito de ser diplomado e empossado no cargo de prefeito de Primavera do Leste

O irmão do deputado estadual Zeca Viana (PDT), Getúlio Viana (PSB), poderá assumir a Prefeitura de Primavera do Leste, a 130 quilômetros de Rondonópolis, com aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na próxima segunda-feira (16), depois de intensa batalha judicial. “Foi feita Justiça. Irei assumir a prefeitura na próxima segunda-feira, 16, para tomar pé da situação”, disse Getúlio Viana.
Getúlio Viana foi o mais votado nas eleições do dia 2 de outubro de 2016, mas teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral de Primavera e também pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele obteve 19.057 votos na eleição 2016, equivalente a 64,18%. No entanto, recorreu ao TSE e concorreu sub-júdice, conquistando mais de 50% dos votos válidos, no segundo principal colégio eleitoral da região Sudeste de Mato Grosso. Um recurso em favor de Getúlio foi deferido ontem pelo presidente em exercício do TSE, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, reconhecendo sua candidatura para prefeito de Primavera do Leste.
A decisão em caráter liminar, atendendo recurso interposto por Viana, afasta a possibilidade de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizar eleição suplementar na cidade, já que o segundo colocado, Paulo Bersch (PMDB), contabilizou 10.636 votos. Como Viana somou mais de 50% dos votos, e mantido o indeferimento, seria necessário novo pleito em obediência à legislação.
Em setembro do ano passado o Ministério Público Eleitoral havia pedido a impugnação da candidatura de Viana a prefeito com o argumento de que ele foi condenado por improbidade administrativa em decisão colegiada. As contas dele, da época em que foi prefeito de Primavera do Leste, foram rejeitadas pela Câmara de Vereadores. Desse modo, a Justiça o considerou inelegível.
Enquanto Getúlio Viana brigava na justiça para o descongelamento dos seus votos, quem estava à frente da Prefeitura de Primavera do Leste era o presidente da Câmara de Primavera do Leste, vereador Leonardo Bortolin (PMDB), que tomou posse no comando do município no dia 1º de janeiro. Ele é oposição aos irmãos Viana.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img