23.4 C
Rondonópolis
 
 

Aos 74 anos, morre o advogado William Dias

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

William Dias em foto mais recente - 04-08-14

Além de político, William Dias  foi um dos mais brilhantes e destacados advogados criminalistas de Rondonópolis. No detalhe, uma de suas fotos mais recentes
Além de político, William Dias foi um dos mais brilhantes e destacados advogados criminalistas de Rondonópolis. No detalhe, uma de suas fotos mais recentes

Morreu na madrugada desta segunda-feira, dia 4, o ex-vereador e ex-deputado estadual por Rondonópolis William Rodrigues Dias, popularmente conhecido como “William Dias”. Aos 74 anos, ele lutava há uma década contra o Mal de Alzheimer, doença degenerativa que destrói células cerebrais vitais, afetando o funcionamento mental, pensamento, fala e memória.
Há duas semanas, William Dias sofreu uma interferência cirúrgica no abdômen, após constatado início de infecção. Nos últimos meses, sua rotina era a de constantes internações, vindo a falecer às 3 horas da madrugada de ontem. O enterro está marcado para as 8 horas de hoje, no parque Bom Jesus de Cuiabá.
William Dias nasceu em Bauru (SP). Na política, militou pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Foi vereador no município de Coxim (MS) e ocupou cadeira na Casa de Leis de Rondonópolis na década de 1980, onde ganhou projeção na política estadual. Entre os anos de 1986 a 1990 foi deputado estadual, líder do Governo Carlos Bezerra na Assembleia Legislativa (AL).
No campo da advocacia criminalística, sua área de especialização, ficou conhecido como ‘Advogado do Diabo’ e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil de Rondonópolis (OAB). Atuava como espécie de defensor público não-remunerado, “roubava” a cena no Tribunal do Júri.
Atualmente, William Dias residia no CPA III, em Cuiabá. Ele é pai do tenente PM da reserva William Dias, da jornalista Laura Dias e da publicitária Izabela Dias. Ao todo, ele deixa 5 filhos. Em Rondonópolis, William Dias teve como esposa Claudete Chaves e, em Cuiabá, Antônia Suely.
TÚNEL DO TEMPO
Em recente publicação do A TRIBUNA na seção “Túnel do Tempo”, William Dias foi homenageado. Leitores lembraram momentos marcantes de sua atuação frente ao Júri e Poder Legislativo municipal. O radialista Antonio Carlos relembrou jornadas memoráveis do advogado em tribunais do júri. Uma dessas passagens, talvez a mais longa sessão de um tribunal do Júri no Estado, ocorreu em 1987, em Cuiabá. No banco dos réus estavam policiais do Serviço de Apoio e Repressão Armada (SARA), e William Dias, num feito memorável, depois de 26 horas ininterruptas de julgamento, conseguiu a absolvição de todos os réus. Esse fato também aparece com destaque no livro “História de Rondonópolis”, do escritor Ailon do Carmo.
Na mesma ocasião, o Joel Colecionador repassou que o Dr. William Dias, em 1982, pelo PMDB, foi o vereador mais votado de Rondonópolis, com 1.134 votos. Em 1986, também pelo PMDB, foi eleito deputado estadual com 7.729 votos. Em 1990, tentou uma vaga na Câmara Federal mas os 9.642 votos que teve não foram suficientes para elege-lo.
O Dr. Pedro Pereira Campos recordou o primeiro contato que teve com William Dias, ainda na Academia. “Conheci William, ainda como acadêmico de Direito, num júri simulado, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande (MS). Eu e o colega José Marques na defesa e ele e o Silvio Berto na acusação. Vencemos por 4 a 3 o embate entre as faculdades de Direito de Cuiabá (UFMT) e de Campo Grande (FUCMAT, atual CDB). Desde então, tornamo-nos grandes amigos e tenho a consciência tranquila, porque mantive esta amizade nos tempos em que ele passou a ter dificuldades. Que o diga a dona Claudete”, disse na ocasião.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. UM ADVOGADO QUE DEFENDIA O POVO HUMILDE DESTA CIDADE SEM COBRAR NEUM TOSTÃO ASSIM FOI DR. WILLIAM QUE DEUS A TENHA EM UM BOMLUGAR ELE MERECE

  2. Muito obrigado Rondonópolis pelo carinho e reconhecimento deste icone das tribunas. Pode ter certeza que ele amava essa terra mais do que tudo viveu momentos históricos, fez amigos, se projetou politicamente e se realizou profissionalmente em seu nome e usando a sua frase nunca desista de lutar e e lutou até o fim e tombou diante da sua enfermidade para deixar a existência e entrar para a história .
    Obrigado meu povo querido e amado, obrigado meu amigo Percival a nossa eterna gratidão.

  3. Como filha, tenho orgulho do meu pai ter permitido a mim, minha irmã e a minha mãe Antonia Sueli a vivermos esses longos e intensos 13 anos! Nós três pudemos ser mães, pais, filhas, amigas… Enfim, nesses 13 anos fomos nós quatro lutando contra a doença que o corroia a cada dia, lutando contra o preconceito, o abandono e a tristeza. Fomos os quatro mosqueteiros, os quatro amores e as quatros vidas que sempre terão uma história linda e cheia de alegrias por ter o Gato (como era conhecido no hospital; por ir várias vezes ruim durante anos ao hospital); cheio de amor pelo nosso Degas (ele dizia que era o Degas; que fazia as mulheres chorarem) e ainda continuaremos a chorar, choros de gratidão, de orgulho e de amor que nós quatro tinhamos um pelo outro!
    Eu, Laura e Antonia Sueli; acreditamos que o nosso amor era o que o mantia vivo e disposto a lutar por nós quatro!

  4. Sem sombra de dúvidas o maior advogado Criminalista do Estado de Mato Grosso, uma lenda do direito, um gênio indomável, um gigante da oratória, um político do povo, um apaixonado pela vida este era Doutor William Dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Tolerância zero: Estado já aplicou R$ 303 milhões em multas por crimes ambientais em 2024

As ações de combate aos crimes ambientais do Governo de Mato Grosso já resultaram na aplicação de R$ 303...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img