29.5 C
Rondonópolis
 
 

AL vai debater situação de agentes de saúde

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Vilma Moreira: “pedi essa audiência porque atualmente, em Mato Grosso, nossos agentes estão realizando um trabalho de gigantes”
Vilma Moreira: “pedi essa audiência porque atualmente, em Mato Grosso, nossos agentes estão realizando um trabalho de gigantes”

A Assembleia Legislativa realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo, audiência para debater a situação dos agentes comunitários de saúde e de endemias de Mato Grosso. O evento foi requerido pela deputada estadual Vilma Moreira (PSB) e deve contar com as participações dos deputados estaduais, de representantes do Conselho Estadual de Saúde, dos pólos regionais de saúde, do Ministério Público Estadual e da Ordem dos Advogados do Brasil- seccional Mato Grosso.
Entre os assuntos a serem discutidos estarão a efetivação dos agentes nos 89 municípios mato-grossenses que ainda não fizeram a efetivação dos mesmos; melhores condições de trabalho à categoria, abono insalubridade, qualificação, qualificação diferenciada para quem trabalha na zona rural (incluindo primeiros-socorros). Os agentes apontam a necessidade de o Estado ampliar os investimentos em aparelhos de média complexidade nos pólos regionais de saúde.
“Pedi essa audiência porque atualmente, em Mato Grosso, nossos agentes estão realizando um trabalho de gigantes. Eles precisam ser devidamente reconhecidos. Eles estão dia-a-dia com a população e nada mais justo esse debate, já que estamos traçando um raio-x do setor”, afirmou deputada Vilma.
“Tem gente que está pagando para trabalhar. Trabalhamos no sol e chuva e nem sequer recebemos do estado protetor solar ou capas de chuva. Precisamos de melhores condições de trabalho”, afirmou a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde da Família e Endemias, Dinorah Arcanjo.
Em Mato Grosso são mais de seis mil agentes de saúde da família e 1.600 agentes de endemias.

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Agradecemos muito a luta desses politicos que estão tentando nos ajudar, somos uma classe que sofremos preconceitos às vezes dentro da nossa propria unidade de saude por alguns “profissionais” só falam com a gente decentemente quando estão precisando de alguma informação. Sou agente de saude ha 10 anos e este ano tive que passar por um concurso publico se quisesse continuar trabalhando. De Diamantino MT.

  2. Agradeço a Deputada Vilma Moreira por lutar por nossa causa. Fala-se muito que os ACS são peças fundamentais para os PSF, mas somos a classe mas desvalorizadas que existe pelos municipes. Eles só querem saber de dados e verbas que o governo Federal repassa; mas não dao importancia de dar condiçoes de trabalho para nos que trabalhamos de sol a sol. Nao temos uniformes descente para trabalhar, caderno, caneta, lapis…Muitas vezes temos que tirar do proprio bolso o pouco que ganhamos. Sou ACS a 9 anos, gosto do trabalho que faço e tenho fe em Deus que tudo mude. De Vila Bela da Santissima Trindade MT.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas afetam 781 mil pessoas no RS; mortes sobem para 75

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada já afetaram mais de 780,7...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img