35.9 C
Rondonópolis
, 16 maio 2024
 
 

Começou seminário regional de formação de gestores e educadores

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A Secretaria Municipal de Educação deu início, ontem, ao 5º Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores com o tema Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O objetivo é apoiar a implementação da Política Nacional de Educação Especial nas redes públicas de ensino e também formar uma rede de gestores para a construção de sistemas educacionais inclusivos. A palestra inicial foi com a professora do Centro Conviver de Curitiba, Gizely Delmônico, que falou sobre crianças autistas.

Segundo Gizely as profissionais que trabalham com crianças com este tipo de deficiência devem ter muita atenção, visto que a doença é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais. Ela explica que os autistas se comportam de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolvem inteligência normal.

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial, desenvolve o Programa de Educação Inclusiva em todos os Estados e no Distrito Federal, desde o ano de 2003. Atualmente, envolve 169 municípios pólo que atuam como multiplicadores para 5.563 cidades da área de abrangência. Rondonópolis, no Mato Grosso, é um destes municípios e promove Seminários Regionais de Formação de Gestores e Educadores desde o ano de 2004. O evento conta com a participação de 28 cidades da região e também da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis.

A gerente da Divisão de Educação Especial do Município e organizadora do evento, professora Neuzeli Fiuza, explica que essas ações têm o objetivo de eliminar a prática discriminatória contra qualquer aluno, além de preparar profissionais para receber as crianças com deficiência física, mental e sensorial. “Todos têm o direito de estar junto, aprendendo e participando. Temos dez salas de recursos multifuncionais e no ano de 2010 teremos mais 15 salas equipadas com material de informática didático-pedagógica”, disse.

Durante o evento vão ser discutidos temas como a Inclusão Escolar e a Criança com Deficiência Física, Atendimento Educacional Especializado para Crianças com Deficiência Mental, Visual e Inclusão, além do Ensino da Língua Portuguesa para pessoas com surdez. O Seminário acontece no período de 22 a 26 de junho, no salão de eventos do Novotel, região central da cidade. As palestras iniciam-se às 7h30.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Em 4 meses de 2024: Exportações locais ultrapassam 1 bilhão de dólares

Exportações de Rondonópolis atingem U$ 1.051,09 bilhão em quatro meses, com crescimento de 5,3% no ano. O montante mantém...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img