19.8 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

PM aponta queda na criminalidade no 1º quadrimestre

Números da Polícia Militar mostram que o índice de criminalidade, neste primeiro quadrimestre, caiu em Rondonópolis em relação ao mesmo período do ano passado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: PMMT

 

Dados da Polícia Militar (PM) referentes aos primeiros quatro meses do ano, apontam uma redução significativa nos números da criminalidade, quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Conforme as informações repassadas ao A TRIBUNA pelo comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) e da 14ª Companhia Independente Força Tática (CIPM), Tenente Coronel PM Gleber Candido Moreno, os números mostram redução nos registros de roubos, furtos e homicídios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

No primeiro quadrimestre de 2018, foram registrados, conforme o sistema da Polícia Militar, 1.378 roubos. Já no primeiro quadrimestre de 2019, foram registrados 607 roubos. A taxa de variação, no período comparado, é de -56%. Os furtos também apresentaram resultados semelhantes. Se em 2018 foram 3.274 casos registrados no primeiro quadrimestre, em 2019 houve queda de -59%, com 1.329 registros no mesmo período comparado.

“Nós atribuímos esse resultado ao tipo de policiamento que foi implantado desde o início do meu comando, em agosto de 2018, quando nós instituímos logo no início da manhã o ‘Bom Dia Cidadão’, que é um programa contínuo, que vem evitando crimes que eram praticados logo no começo do dia. Nós tínhamos vários roubos ao comércio ou residência no momento em que as pessoas estavam saindo de suas casas, indo para o trabalho, então o ‘Bom Dia Cidadão’ reduziu bastante esse índice criminal de roubos e furtos nesse horário”, explica o comandante.

 

Operação Comando Móvel intensifica policiamento em regiões da cidade – Foto: PMMT

 

Ele também cita a implantação dos pontos demonstrativos no fim da tarde, em locais pré-determinados pelo comandante, que faz com que o policiamento seja mais visto pelos moradores, aumentando a sensação de segurança e contribuindo para a queda dos índices.

Além disso, a PM segue com intensidade no seu policiamento ostensivo e com as barreiras de fiscalização, em busca de pessoas com mandado de prisão em aberto, com armas, drogas ou em veículos roubados ou furtados.

A Polícia Militar também realiza policiamento específico em hotéis e postos de combustíveis, além de atividades em escolas, como o Escola Segura, com palestras em unidades educacionais, sem deixar de lado a parte operacional. “Nós contamos também com o apoio da população, com informações, que ajudam a PM a agir de forma correta e inteligente”, reforça o Tenente Coronel.

COMANDO MÓVEL

A Polícia Militar também implantou, em 2019, a Operação Comando Móvel, que leva toda uma estrutura para regiões da cidade, que são divididas pelas companhias comunitárias. Três regiões já foram atendidas, sendo que nos dias de operações deflagradas nenhum homicídio foi registrado em Rondonópolis.
Durante a operação, quando uma região é atendida, as outras não ficam descobertas, sendo que as viaturas que atendem o 190 permanecem em suas áreas de origem. A PM, durante a Operação Comando Móvel, disponibiliza também estrutura administrativa, para que a comunidade atendida possa buscar informações e também contribuir com o trabalho dos policiais.
“A operação veio para ficar, surte bastante efeito e colabora, com certeza, para a redução criminal aqui do Município de Rondonópolis”, destaca o comandante.

 

 

- PUBLICIDADE -spot_img

2 COMENTÁRIOS

  1. Concordo Victor! O trabalho da PM é excepcional, mesmo com os problemas de infraestrutura que enfrentam!! Mas de fato é revoltante não só a mídia como também nosso judiciário tratarem os criminosos como “vítimas da sociedade”! Não são! São pessoas que simplesmente escolheram o lado negro da força e devem ser tratados sim como bandidos e não como pessoas que não tiveram escolha! Há escolha sim. Sempre! Mais uma vez, parabéns à PM!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img