26.2 C
Rondonópolis
 
 

Proposta torna Lei Seca mais rigorosa

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

A comissão de juristas do Senado aprovou  a tolerância zero para quem dirigir embriagado. A intenção é endurecer a Lei Seca retirando a previsão de prisão apenas para quem estiver com mais de 6 decigramas de álcool por litro de sangue. O texto prevê ainda a utilização de “qualquer meio de prova em direito admitida” para a comprovação da embriaguez. A proposta vai além do projeto aprovado pela Câmara que não alterava o índice de tolerância.
A iniciativa foi a segunda reação no Congresso à posição tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o motorista só pode ser processado penalmente por embriaguez ao volante se houver comprovação do índice de álcool por meio do bafômetro ou de exame de sangue. Como ninguém pode ser obrigado a promover provas contra si, a interpretação do Judiciário inviabilizou a Lei Seca.
Para o presidente do colegiado, Gilson Dipp, que também é ministro do STJ, o texto proposto pelos juristas resolve definitivamente o problema. “Nós tiramos o porcentual. Esta é a grande questão porque foi nisso que o STJ se baseou naquela decisão”.
Assim como o texto aprovado pela Câmara, a proposta da comissão do Senado também amplia as possibilidades de prova. O objetivo é converter o bafômetro e o exame de sangue em contraprovas a serviço do condutor. “Qualquer meio de prova é admitido. Se o condutor quiser contestar e mostrar não estar embriagado poderá fazer o bafômetro ou o exame de sangue”, diz Dipp.
O texto do colegiado causou polêmica. Alguns integrantes consideraram que a inovação levaria a uma inversão do ônus da prova, uma vez que caberia ao condutor demonstrar pelo exame de sangue ou pelo teste do bafômetro não estar alcoolizado. A maioria, porém, aprovou o endurecimento da lei. A comissão apresentará em maio um texto final ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Caberá a ele decidir o que fazer com as sugestões. Ele poderá, por exemplo, transformá-las em um único projeto de lei.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img