22.7 C
Rondonópolis
 
 

Mediocridade do ego

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
(*) Jorge Manoel

Oh, ego humano, tu és tão medíocre e superficial.
Pretendes ser grande, mas és apenas vaidade.
Saciando-te do aplauso e da popularidade.
Apegando somente ao que é supérfluo e trivial.

Tu te envolves em máscaras de superioridade.
Julgando-te acima dos outros, um ser supremo.
Mas, na verdade, és apenas um ser extremo.
Que se perde na ilusão de sua própria falsidade.

Tu te alimentas da inveja e da comparação.
Buscando sempre superar e humilhar os demais.
Ignorando que a grandeza não se mede em posição.

Oh, ego orgulhoso, pobre coitado e insano.
Enquanto buscas o reconhecimento desesperado.
Perdes a verdadeira essência do ser humano.

(*) Jorge Manoel é jornalista, professor, intérprete e poeta

 

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

4 COMENTÁRIOS

  1. Excelente poema! Traz uma reflexão profunda sobre o ego humano e suas armadilhas.

    *Mediocridade e Superficialidade*: O poema começa com uma crítica direta ao ego humano, descrevendo-o como “medíocre e superficial”. Essa observação sugere que, muitas vezes, nos perdemos em trivialidades e não alcançamos nossa verdadeira grandeza.

    *Vaidade e Aplauso*: O ego humano anseia por reconhecimento e aplauso. Ele se alimenta da vaidade, buscando validação externa. No entanto, essa busca incessante por aprovação pode nos cegar para o que realmente importa.

    *Máscaras de Superioridade*: O poema menciona “máscaras de superioridade”. Isso nos lembra como, às vezes, nos escondemos atrás de uma fachada de autoconfiança e superioridade, quando, na verdade, estamos apenas mascarando nossas inseguranças.

    *Inveja e Comparação*: O ego humano é alimentado pela inveja e pela necessidade de se comparar aos outros. Essa busca constante por ser “melhor” do que os demais podem nos afastar da verdadeira essência da humanidade.

    *A Grandeza não se Mede em Posição*: O poema nos lembra que a verdadeira grandeza não está ligada à posição social, ao poder ou à riqueza. Em vez disso, ela reside na autenticidade, na compaixão e na conexão com os outros.

    *Perda da Essência Humana*: O último verso é poderoso. Ele nos alerta que, enquanto perseguimos desesperadamente o reconhecimento, podemos perder de vista o que realmente somos como seres humanos. A verdadeira essência se encontra na simplicidade, na empatia e na busca por significado.

    Em resumo, o poema é uma chamada à reflexão sobre como o ego pode nos afastar da nossa humanidade genuína. Ele nos convida a olhar além das aparências e a buscar uma conexão mais profunda com os outros e conosco mesmos.

  2. O autor habilmente descreve como muitas vezes nos perdemos em busca de aplausos e reconhecimento, esquecendo a verdadeira essência do ser. O ego, com suas máscaras de superioridade, nos leva a uma ilusão de grandeza, mas, no fundo, é apenas um “pobre coitado”, insano e orgulhoso.

    O poema nos convida a olhar além dessa mediocridade superficial e a cultivar a humildade. Afinal, o verdadeiro valor reside na autenticidade, na conexão com os outros e na compreensão de que todos compartilhamos essa jornada humana. Parabéns ao autor por expressar tão eloquentemente essa verdade universal!

  3. “Mediocridade do ego” é uma reflexão profunda sobre a natureza do ego humano. O autor habilmente descreve como muitas vezes nos perdemos em busca de aplausos e reconhecimento, esquecendo a verdadeira essência do ser. O ego, com suas máscaras de superioridade, nos leva a uma ilusão de grandeza, mas, no fundo, é apenas um “pobre coitado”, insano e orgulhoso.

    O poema nos convida a olhar além dessa mediocridade superficial e a cultivar a humildade. Afinal, o verdadeiro valor reside na autenticidade, na conexão com os outros e na compreensão de que todos compartilhamos essa jornada humana. Parabéns ao autor por expressar tão eloquentemente essa verdade universal!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

44% dos brasileiros já sofreram bullying no ambiente de trabalho

O bullying já é um tema amplamente discutido, especialmente quando se fala de ambiente escolar. No entanto, a prática...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img