Em inglês é conhecido como “Holiday Heart Syndrome”, aqui no Brasil como “Síndrome do coração pós feriado”. Mas o que é isso? É uma condição que geralmente surge em pessoas aparentemente saudáveis e sem histórico de doença cardíaca após uso excessivo de bebidas, comidas e até outras substâncias pós-feriado complicando o ritmo cardíaco.
Essa síndrome foi descoberta em 1978, quando um pequeno estudo correlacionou a ocorrência de uma alteração do ritmo cardíaco (mais comum taquiarritmia supraventricular, fibrilação atrial, taquicardia atrial paroxística (160 a 200 batimentos por minuto), flutter atrial e extrassístoles ventriculares. Ainda pode ocorrer sim a morte súbita cardíaca por conta da sobrecarga que o coração sofre ao longo dos dias de festividades.
A Síndrome do Coração Pós-Feriado geralmente ocorre nos finais de semana, feriados prolongados, Natal, Ano Novo e Carnaval, onde ocorre o consumo desenfreado do álcool.
Assim que a pessoa volta à normalidade de vida a tendência é que a alteração cardíaca também e normalize. Mas vale o alerta, caso não se normalize é muito importante que procure um médico cardiologista para não ser pego de surpresa.
A recomendação é que você opte por levar um estilo de vida mais leve e sem depender de álcool para se divertir, priorizando assim, a sua qualidade de vida.
(*) Max Lima é médico especialista em cardiologia e terapia intensiva, conselheiro do CFM, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso(SBCMT)