21.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Incompletude

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Sandra Campos - 22-08-14

Esses dias, ouvi alguém dizer: sou incompleto. Eu achei uma atitude madura de coragem e autoconhecimento que poucas pessoas têm e assumem publicamente. O desejo de mostrar-se forte, vitorioso, belo, próspero é tamanho que às vezes tende a camuflar a incompletude, qualidade do que é ou está incompleto. Uma característica humana, presente em todos e oposta a autotelia, do grego autotéleia, que significa perfeição, completude. Afinal, você já parou para pensar: eu sou completo? Esta é uma pergunta sensata que podemos fazer a nós mesmos e ao mesmo tempo simples, pois já sabemos a resposta. Nem precisa de terapia para chegar a ela, basta o bom senso que nos faz responder com outra pergunta ainda mais inquietante: quem neste mundo é ou se sente completo? O que nos falta que nos faz perceber a incompletude presente em todo ser humano? Cristão ou não cristão, rico ou pobre, empregado ou desempregado, bonito ou feio, forte ou fraco?
Ninguém escapa dessa consciência, nem o rei Davi, um homem rico e poderoso. Certo dia ele avistou da sacada do palácio uma bela mulher em seus aposentos tomando banho. Ele a desejou, mas ela era casada. Como rei, ele poderia ter em seu harém a mulher solteira que quisesse, mas ele queria Bate-Seba. Todas as outras não bastavam, tinha que ser Bate-Seba e ela, depois do arrependimento de Davi, se tornou a mãe de Salomão, o rei mais sábio de todos os tempos. Até o homem segundo o coração de Deus, Davi, se sentia incompleto, vivia deprimido e fugindo de seus inimigos. O apóstolo Paulo vivia um drama existencial na dualidade que é a vida: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.” Atitudes que mostram que não somos completos, visto que não somos perfeitos, pois a perfeição e completude a Deus pertencem, a nós não!
O que lhe falta nessa vida? Espiritualidade? Amor, bondade, generosidade, mansidão, domínio próprio? Uma família? Amigos sinceros? O emprego dos sonhos? Uma casa própria bem decorada? Carro automático? Momentos de lazer numa Shadow ou num Iate? Uma casa na praia ou no campo? Falta-lhe a aposentadoria tão desejada? Morar em outro país? Um namorado compromissado que a ame? Um parceiro para a vida ou seria falta de uma paixão que arranque seus suspiros e o mova nessa vida hermética, sistêmica? Será que lhe falta fazer o que realmente gosta e sentir-se realizado? Ou o que lhe falta é uma graduação ou mestrado, doutorado, pós-doutorado? Falta-lhe a garantia de direitos de todo cidadão? Um casamento? Filhos? Um pai ou mãe para seu filho? Ou lhe falta harmonia no lar? Amor e respeito, paciência e tolerância? Seria fé em Jesus Cristo? A fé falha, fé pequena, fé falta, embora o autor da fé não falhe. Falta-lhe saúde? Sensibilidade, altruísmo, dignidade, resiliência? Falta-lhe controle das finanças? Respeito à diversidade cultural? A lista de faltas pode ser infinita.
Galileu Galilei, um gênio italiano que abandonou a medicina para ser autodidata em física, matemática, astronomia e filosofia, um personagem principal na revolução científica, incompleto. Faltou a Galileu a alegria de ver o reconhecimento e a ampliação da descoberta. Ele defendeu o heliocentrismo de Copérnico, que afirmava que a terra girava em torno do sol e estava certíssimo, mas sem êxito lutou, morreu sem saber a importância dos movimentos de rotação e translação. Manoel de Barros, poeta mato-grossense, afirmou que a maior riqueza do homem é a sua incompletude. “Nesse ponto sou abastado… Perdoai. Mas eu preciso ser Outros”. E eu dou-lhe razão. E você?

(*) Sandra Campos é cronista e moradora em Rondonópolis

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img