20 C
Rondonópolis
 
 

São José do Povo, uma singela homenagem

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Leidiane souza - opiniao - 02-07-13A linda e pacata cidade de São José do Povo está localizada a 48 km de Rondonópolis. Foi emancipada no dia 04 de julho de 1989, atendendo as motivações dos então moradores que desejavam se aproximar do poder político a fim de ter mais voz para os serviços necessários a comunidade, pois havia um distanciamento, em função da cidade ser distrito de Rondonópolis, levando em conta as dificuldades de comunicação e deslocamento da época.

A colonização da cidade de São José do Povo remonta à década de 1950, e tem relação direta com o Sr. José Salmen Hanze conhecido como Zé Turquinho, um libanês que veio para o Brasil, fugindo da crise de seu país, na expectativa de melhorar financeiramente de vida. Em 1950, através do então deputado Rachid Mamed, teve orientações de como requerer terras em Mato Grosso, um processo comum em função do projeto de Getúlio Vargas, com a Marcha para Oeste, que objetivava ocupar o interior do Brasil.
Em 1963, de posse de alguns lotes na região que hoje é o município de São José do Povo, Zé Turquinho demarcou e a distribuiu terrenos a quem quisesse cultivar, onde geralmente plantavam arroz, e pagavam os lotes parcelados em até cinco anos, conforme relatos de moradores pioneiros. Com a chegada de pessoas em busca de terras produtivas, trazendo sonhos e esperanças de uma vida mais digna, a região foi ganhando um aspecto de povoado com casas de sapê e adobe e posteriormente de alvenaria.
Começava ai uma comunidade que viria a apresentar um modo de vida desejado por muitos, em tempo de velocidade. Ao chegaram, esses colonos, eram recebidos com uma paisagem composta por grandes plantações de arroz, o que simbolizava e confirmava que ali eram terras de fartura.
Ao passar de anos, São José do Povo, mantém até os dias atuais uma temporalidade diferente da lógica predominante da modernização, a cidade possui em si, uma dinâmica singular de desenvolvimento e algumas vezes, infelizmente é estigmatizada por isso, enquanto deveria ser valorizada por conseguir manter com sensatez, uma interessante cultura de resistência ao aceleramento que a sociedade moderna impõe.
Isso pode ser observado no comportamento cotidiano da população de São José do Povo que preserva um modo de vida mais tranquilo, com presença de valores tão importantes, conseguindo defender o lado positivo desse processo.
Em São José do Povo, o tempo passa diferente. As luzes dos lares se apagam cedo e me surpreendo ao deixar a cidade adormecida e após viajar em alguns minutos, encontrar um centro como Rondonópolis agitada, com grande parte da população dando sequência a um dia um pouco mais longo. A diferença temporal é evidente e instigante. Vivem mal os são-joseenses do Povo, que se encontram inseridos em uma lógica contrária aos conceitos de modernidade?
Não! Vivem sabiamente bem. A modernização nessa cidade talvez signifique a negação da relíquia da boa sociedade onde a vida é compartilhada com bons vizinhos, e perder isso é perder muito, para alguns, é perder tudo. Fazer parte de uma cidade que consegue manter um ritmo de vida tranquilo é ter o prazer de sentir alguém diante de uma sociedade que diariamente inviabiliza as pessoas.
Nas grandes cidades, o fluxo constante de sujeitos torna o ambiente, um espaço de estranhos, enquanto em lugares como São José do Povo há uma gostosa sensação de que todos se conhecem, com laços tão constantes, quase que de parentesco. Por isso, em São José, as relações são bastante valorizadas e preservadas por seus moradores, contrariando as relações superficiais e efêmeras da sociedade urbano-industrializada.
Um feliz aniversário a essa cidade querida. E parabéns aos moradores por manter um padrão de tempo e espaço diferenciado que contribui na formação dos sujeitos que ai vivem.

(*) Leidiane Gomes de Souza é aluna de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação UFMT-Rondonópolis. E são-joseense do Povo. E-mail: [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »
  1. Primeiramente parabéns a nossa amada terra, é como qualquer outra cidade carece de algum tipo de infraestrutura, emprego ou isso ou aquilo. Mas se pararmos para observar temos algo que muitas outras cidade não dispões. Calor humano, onde temos a sensação de estarmos em família como descrito no artigo de nossa saudosa autora. Isso não tem preço.

  2. Parabéns Leidiane, você é motivo de muito orgulho para nossa Cidade.Torço muito para que o nosso munícipio tenha um futuro brilhante e abençoado por Deus cada dia mais.

  3. São José do Povo é uma cidade maravilhosa, o que falta aqui é opção de emprego, mas é um lugar muito bom pra morar. Adoro nossa São José, que Deus ilumine os passos dos governantes dessa cidade para um futuro ainda melhor (parabéns São José do Povo).

  4. Moro aqui desde que nasci, aprendi a amar e por mais simples que seja a nossa cidade é um dos lugares mais tranquilo para se morar, não tem violência entre outros. Meus avós e meus pais foram um dos pioneiros desta cidade e contribui para a evolução.Hoje tem 24 anos de emancipação política, Parabéns a nós moradores desta cidade aconchegante que temos.

  5. Fico feliz por você Leidiane, fazer essa pequena crônica sobre nossa cidade que aprendi a amar como sendo minha querida terra. Você é um exemplo para as gerações futuras que mesmo longe não esquece suas raízes. através desta que também, quero parabeniza todo nosso povo que ama e respeita essa cidade tão hospitaleira.

  6. Oi Leidiane, gostaria de te parabenizar por lembrar da nossa cidade que pacata e de gente simples vence todas suas barreiras e se dedica a tudo que faz. Asim como você Leidiane, sou uma são joseense do povo e me orgulho muito dessa cidade, que por suas dificuldades, vem crescendo e se tornando uma cidade cada vez mas cheia de glorias. PARABÉNS,SÃO JOSÉ.

  7. Eu nasci la, em São José do Povo… Minha mãe Edith e meu vó Bia são fundadores desta cidade e moram aí. Meus PARABÉNS para essa cidade e boas festas. Eu amo a festa da IGREJA que fazem aí todos os anos…

  8. A Sra. Leidiane Gomes é fiel representante do que temos de melhor em São José do Povo; As pessoas! Gosto muito da terrinha e tenho convicção de que podemos chegar ainda mais longe e tornar esse município um exemplo de lugar aconchegante e funcional para seus moradores e visitantes. Sucesso e grande abraço a você querida Leidiane.
    Paulo ROberto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img