21.7 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

A primeira vitória de um homem é nascer

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
“a primeira vitória de um homem foi ter nascido. Cada pessoa é uma palavra de Deus que não se repete. A verdadeira medida do homem está não no que ele possui, mas no que ele é”
“a primeira vitória de um homem foi ter nascido. Cada pessoa é uma palavra de Deus que não se repete. A verdadeira medida do homem está não no que ele possui, mas no que ele é”

Havia, na Índia, um sábio que era assiduamente procurado. Certa vez, um jovem ousado quis testar a sabedoria do velho sábio. Pegou um passarinho vivo, escondeu-o atrás do corpo e apresentou-se diante do homem de cabelos brancos.
– O senhor é sábio mesmo?
– Dizem que eu sou.
– Então, me responda: o que eu tenho em minhas mãos?
– Deve ser um pássaro; jovens como você gostam muito de caçar os pássaros.
– É verdade, o senhor acertou, parece que é sábio mesmo. Mas me diga: o pássaro está vivo ou está morto?
O sábio agora estava numa situação difícil. Se ele dissesse que o passarinho estava morto, o jovem o soltaria a voar; se dissesse que estava vivo, o jovem o mataria em suas mãos sem que o sábio o notasse. Uma cilada de mestre!
– Então, senhor sábio, o passarinho está vivo ou está morto? Responda-me. O senhor não é sábio?
O velho abaixou a cabeça e pensou um pouco. Depois, respondeu ao jovem:
– Depende de você!
Pensativo e cabisbaixo, o jovem foi se afastando e, ao longe, olhando para o velho, soltou o passarinho. Cada um de nós tem esse passarinho dentro de si. Podemos matá-lo ou deixá-lo viver, depende de nós e de ninguém mais, pois recebemos o dom mais precioso deste mundo que é a liberdade.
Esse pássaro de ouro, que é sua vida, criada à imagem e semelhança de Deus, está em nossas mãos. A vida é sua e de mais ninguém. É o único dom que, de fato, é inteiramente seu. O resto é seu, mas está fora de você.
A primeira vitória de um homem foi ter nascido. Cada pessoa é uma palavra de Deus que não se repete. A verdadeira medida do homem está não no que ele possui, mas no que ele é.
Tagore, prêmio Nobel de literatura em 1913, disse que “cada criança, ao nascer, nos traz a mensagem de que Deus não perdeu ainda a esperança nos homens”. O homem tem o valor que dá a si próprio.
(Extraído do livro “Para ser feliz” escrito pelo Professor Felipe Aquino)

(*) Felipe Aquino é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II – [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img