20 C
Rondonópolis
 
 

Rondonópolis – 60 anos!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Ailon do carmo - 07-08-12Ao que parece, até agora ninguém – nem mesmo o Poder Público Municipal – se apercebeu de que, aos dez de dezembro próximo, Rondonópolis estará atingindo uma das mais significativas datas de sua história: o sexagésimo aniversário de sua emancipação política! Embora sua fundação remonte aos idos de 10.08.1915, com a reserva de 2.000 (dois mil) hectares de terras para a formação da Povoação do Rio Vermelho, pelo Decreto-Lei nº 395, promulgado pelo Governador Joaquim da Costa Marques, sua data oficial costuma ser comemorada relativamente ao dia de sua emancipação política, ocorrida em 10.12.1953.
A verdade é que já estamos nas proximidades do mês de junho, ou seja, quase ao meio do ano, e não se viu, até o momento, nenhuma manifestação sobre tão importante acontecimento para o nosso povo. Essa data é, sem duvida, de uma relevância muito grande no contexto da história de nossa cidade. Uma programação muito especial já deveria estar sendo elaborada pela municipalidade, com uma série de expressivos eventos sócio-culturais e esportivos, além de inaugurações ou início de importantes obras públicas, ao longo do mês de dezembro, ou na semana comemorativa da emancipação. Com a palavra o Prefeito Percival Muniz, a quem o destino concedeu o privilégio de promover as festividades comemorativas dessa histórica data!
Fundado por goianos, que para cá vieram em 1902, o lugarejo foi chamado inicialmente de VILA NOVA – cujo nome se espalhou por toda a região. Em 1915, pelo Decreto-Lei nº 395, retro citado, o arraial recebeu, por sugestão de funcionários do Governo, o nome de POVOAÇÃO DO RIO VERMELHO – fato que desagradou profundamente às lideranças do lugar. Em 1918, em meio a uma grande festa local, um inesperado PLEBISCITO decidiu dar ao povoado o nome de RONDONÓPOLIS. Na década de 20 o lugarejo definhou, extinguindo-se em 1930. Em meado da década de 40, Rondon reergue o povoado, sob o impulso da migração nordestina (notadamente baiana). Em 10.12.1953 o povoado, finalmente, emancipou-se do município de Poxoréu. Foram 60 anos de muita luta e progresso…

(*) Ailon do Carmo é advogado e historiador local

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Quase 850 mil pessoas foram afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

Quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas até o momento pelas chuvas fortes que atingem o Rio Grande do...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img