25.1 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

Consumismo

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
“vamos meditar e refletir sobre um dos grandes problemas que nosso mundo vem sofrendo: o desperdício e consumismo exagerados”
“vamos meditar e refletir sobre um dos grandes problemas que nosso mundo vem sofrendo: o desperdício e consumismo exagerados”

Voltando de viagem, escutei no rádio uma notícia que me chamou a atenção. O repórter Alexandre Garcia mencionou que cerca de metade que o mundo produz é desperdiçado e jogado fora. Isso vai desde seu início, lá na lavoura até chegar em nossas casas. São notícias que preocupam, pois sabemos que o desperdício é uma ação em que os maiores prejudicados somos nós, pois jogamos fora aquilo que nos fará falta em breve.
Essa questão, como dito, se inicia lá na lavoura, quando existe perca de plantação, no transporte quando vemos cair grãos dos caminhões, no processo de embalar, selecionar e ensacar que já se separa muitos dos grãos colhidos e são descartados.
As empresas, comércio, supermercados que a cada dia adiantam os prazos de validade para poderem tirar os produtos de prateleira e circulação para colocar outros, insinuando o consumo exagerado. Em nossas casas, não ficamos atrás quando jogamos no lixo restos de alimentos ou de frutas que poderiam ser reaproveitados, ou produtos como garrafas pets, vasilhas de plástico que podemos usar para guardar algo.
Ainda me estendo ao dizer que livros, revistas, roupas, móveis, objetos que se trabalhados podem ser reaproveitados por muito tempo. Incentivar a repassar esses objetos adiante a pessoas que necessitam, fazendo doações e incentivar a conservar em bom estado de uso. Mostrar as crianças desde novas  a  saber  compartilhar e ensiná-las a repartir com o amiguinho aquilo que elas tem.
E nós, adultos, cada vez mais ajudar a manter o planeta em ordem, pois se desperdiçamos comida, roupas, objetos, aonde esses restos irão ser jogados?  Será que iremos fazer do nosso próprio mundo um lixão, onde vamos jogando tudo o que não se usa? Organizemos campanhas de rápido e fácil impacto perante a sociedade para mostrar que esses números são agravantes, as chuvas neste período são intensas e quantas vezes assistimos que nas enxurradas toneladas de lixo são levadas  em meio a água, causando depois inúmeros problemas à sociedade.
Em todos os aspectos dessa área, desde a lavoura até a parte final do produto na prateleira, você empresário, produtor, comerciante, motorista, dona de casa, vamos nos conscientizar em relação a esta bomba relógio em que o mundo está prestes a virar.
Controlemos o nosso consumismo exacerbado, o desperdício de forma banal. Sempre temos que lembrar que, de repente, aquela comida que deixamos em um restaurante sobrando, alguém poderia estar matando sua fome, ou aquela roupa que você já não usa mais alguém pode estar sentindo frio.
Vamos meditar e refletir sobre um dos grandes problemas que nosso mundo vem sofrendo: o desperdício e consumismo exagerados.

(*) José Olavo Pio é acadêmico de engenharia civil – email: [email protected]

- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Este texto deixa claro que eh possivel reduzir o desperdicio, bastando ser consciente e responsavel. Uma boa educacao escolar para as criancas e bons exemplos dos adultos resolve em partes. Agora, que as ratazanas politicas parem de ROUBAR o dinheiro da educacao sera ao todo necessario, senao continuaremos no caminho da ignorancia sincera.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Governo Federal anuncia: Inscrição de assentados para pagamento ambiental começa em junho

Comunidades participantes do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) na Amazônia poderão receber pagamento por serviços ambientais por atividades...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img