22.3 C
Rondonópolis
, 25 maio 2024
 
 

O transtorno bipolar

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Transtorno bipolarO transtorno bipolar, embora já tenha sido bem noticiado pela imprensa, ainda é uma doença de diagnóstico difícil. No final do ano passado, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), junto a algumas sociedades de psiquiatria regionais e apoio da Abbott, uma empresa global de saúde, lançou uma Campanha Nacional de Conscientização sobre o Transtorno Bipolar, alertando a população sobre a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença, considerada uma das principais causas de afastamento ao trabalho e também de suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o transtorno bipolar foi considerado a sexta causa de incapacitação entre todas as doenças médicas e a terceira entre as psiquiátricas. Estima-se que cerca de 30% a 50% dos pacientes com essa doença tentam suicídio e 20% deles se suicidam de fato.

O transtorno caracteriza-se pela alternância de períodos de alterações do humor, que podem durar dias ou meses, e períodos de normalidade. A fase depressiva caracteriza-se por profunda tristeza, desânimo, sensação de vazio e de cansaço, perda de interesse em atividades, mudanças nos hábitos alimentares e de sono e pensamentos suicidas. Já a fase de mania ou hipomania apresenta irritação ou euforia, agitação, pensamento e fala rápidos, facilidade de distração, capacidade de envolver-se em vários projetos ao mesmo tempo, insônia ou pouca necessidade de sono, comportamento impulsivo e de risco, como sexo sem proteção, além de agressividade e hostilidade.

A médica Angela Scippa, presidente da ABTB (Associação Brasileira de Transtorno Bipolar), relata que o diagnóstico correto da doença pode levar mais de 10 anos, já que seus sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças, como a depressão.

Trata-se de uma doença crônica, assim como a diabetes ou a hipertensão arterial, que não tem cura, mas que pode ser tratada e controlada. “Em 60% dos pacientes, o transtorno bipolar é tratado como se fosse depressão, e a abordagem terapêutica inadequada pode trazer sérias consequências para o paciente, como perda de neurônios e baixa qualidade de vida.” alerta a psiquiatra.

Números:
· 60% dos pacientes em tratamento para depressão podem ter transtorno bipolar
· 6ª causa de incapacitação entre todas as doenças médicas e 3º entre as psiquiátricas
· De 30% a 50% dos pacientes com essa doença tentam suicídio
· 20% deles se suicidam de fato
· Mais de dez anos: tempo médio que pode levar o diagnóstico correto do transtorno bipolar
· 4% da população: estimativa de portadores do transtorno

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Fiéis lotam a Praça da Apoteose para participar da Marcha para Jesus

A Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, na 17ª edição levou milhares de fiéis para o centro da...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img