33.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Tire todas as suas dúvidas sobre a celulite

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

noMestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP e associada efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica Carolina Ferolla aborda um assunto que é o maior pesadelo das mulheres: a celulite.

– Quais os principais fatores que desencadeiam a celulite?
Carolina Ferolla – Vários. A alimentação em excesso ou de má qualidade (conservantes, frituras, sal, refrigerante) aumenta a quantidade de células gordurosas. O ganho de peso e a ação dos hormônios favorecem a retenção de líquido. Já o fumo responde pela má circulação do sangue.

– Que partes do corpo são mais afetadas?
Carolina Ferolla – Culote, coxas e glúteo. Depois vêm abdome e braços.

– A gordura localizada é resultado de vida sedentária ou o biotipo determina as áreas de maior acúmulo?
Carolina Ferolla – Ela é resultado de uma vida sedentária e de uma alimentação desregrada. As mulheres com maior tendência são aquelas com a cintura e a parte superior do corpo mais estreitas, e o quadril e coxas mais largos.

– Pessoas magras também têm celulite?
Carolina Ferolla – Sim, pois trata-se de uma inflamação da célula. A celulite surge pela falta de atividade física, fumo, excesso de sal na comida (o que causa retenção de líquido), ingestão de gorduras ruins, alimentação rica em açúcares refinados (doces, arroz branco, pão branco), alterações hormonais, falta de hidratação.

– Por volta de que idade a celulite pode surgir?
Carolina Ferolla – Normalmente começa a aparecer na adolescência
– É possível prevenir?
Carolina Ferolla – Sim, com boa alimentação e ginástica, mas isso não significa que ela não vá aparecer nunca.

– Poderia comentar cada grau da celulite?
Carolina Ferolla – No grau 1, são poucas as depressões. É comum em pessoas magras, com pouca gordura localizada ou com retenção de líquido na TPM. No grau 2, há poucas lesões, uma ou outra depressão já instalada. Mais severos, os graus 3 e 4 desencadeiam o aspecto casca de laranja: a quantidade de gordura localizada é grande e a flacidez é menos aparente do que nos outros casos (porque a gordura é maior).

– Quais as armas da dermatologia hoje?
Carolina Ferolla – Antes usávamos os cremes, drenagem, mesoterapia, bandagem. Hoje temos ajuda da tecnologia e contamos com aparelhos, técnicas e substâncias, usados individualmente ou em conjunto para potencializar o tratamento.

– Há algum procedimento cirúrgico válido?
– Sim. A lipoaspiração tumescente consiste em injetar grandes volumes de uma solução diretamente nas áreas de depósito excessivo de gordura. Depois uma pequena incisão é feita na pele, e as microcânulas são inseridas na camada de gordura, que é sugada.
– Como deve ser a alimentação para prevenir a celulite?
Carolina Ferolla – Pobre em gorduras ruins e carboidratos refinados. Deve-se evitar alimentos ricos em sal, pois o sódio retém água, provocando inchaço e dificultando a eliminação das toxinas. Alguns exemplos: embutidos (salsicha, presunto), enlatados (extrato ou molho de tomate), caldos em cubos e pós concentrados, ketchup, shoyo, molho inglês, hambúrguer, nuggets. Alimentos na forma crua ajudam a eliminar as toxinas. E deve-se beber de 2 a 3 litros diariamente para melhorar a circulação.

– Quais os alimentos campeões no combate à celulite?
Carolina Ferolla – Aqueles ricos em fibras, pois melhoram o funcionamento intestinal e varrem as toxinas do organismo. Entre aqueles que não podem faltar na dieta, destaco o grupo da lecitina (repara os tecidos, fortalecendo a pele, e impede a perda de nutrientes e água), presente na soja e derivados, como tofu, leite e proteína texturizada; o grupo das proteínas (formadas pelos aminoácidos que estimulam a produção de colágeno e elastina) encontradas nas carnes em geral, leite e seus derivados; o grupo dos antioxidantes, presentes em frutas, verduras e legumes, que atuam neutralizando os radicais livres, ajudando na melhora da aparência da pele. E o grupo dos alimentos que são fonte de ácidos graxos essenciais, que evitam a perda de água pela pele, garantindo sua elasticidade e integridade, tais como óleos de soja, canola, linhaça, as nozes, as castanhas, os peixes como salmão, cavala e sardinha.

– Quais as atividades físicas mais indicadas ?
Carolina Ferolla – As que exigem a movimentação das pernas.

– Os cremes funcionam?
Carolina Ferolla – Ajudam no aspecto da pele, mas não resolvem o problema sozinhos. Devem ser associados a tratamentos, atividades físicas e boa alimentação.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

El Niño provoca alterações na circulação geral da atmosfera

El Niño é um fenômeno climático que ocorre periodicamente no Oceano Pacífico Equatorial. É caracterizado pelo aquecimento anormal das...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img