25.8 C
Rondonópolis
 
 

Atual campeão mostra cautela com São Silvestre

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Queniano luta pelo bicampeonato da São Silvestre
Queniano luta pelo bicampeonato da São Silvestre

Ele vem para disputar o bicampeonato na São Silvestre, mas seu discurso é de cautela. O queniano James Kwambai já está no Brasil e acredita que terá de mostrar mais do que no ano passado se quiser conquistar o título novamente. “Acredito que a prova será mais difícil este ano. Teremos bons competidores”, disse o atual campeão da tradicional corrida pelas ruas de São Paulo, que acontecerá na quinta-feira.
Kwambai apela para a modéstia porque sabe que terá duros adversários nesta 85ª edição da corrida. Entre os brasileiros, destaque para Franck Caldeira, ganhador em 2006, e Anoé dos Santos Dias, terceiro colocado em 2007. E entre os quenianos, a maior ameaça é Robert Cheruyot, que já venceu a São Silvestre três vezes, em 2002, 2004 e 2007.
Cautela, no entanto, não quer dizer pessimismo. “Eu venho treinando muito e conheço bem o percurso, de forma que, se tudo der certo, posso ter um bom resultado aqui”, prevê Kwambai. Segundo ele, o fuso horário de Nairóbi, a capital do Quênia, que fica cinco horas à frente do Brasil, não é problema. “Normalmente não preciso de mais do que um ou dois dias para me adaptar. Sempre foi assim.”
Kwambai ressalta que as condições de clima em São Paulo para a São Silvestre o favorecem. “Normalmente não gosto de correr no frio, mas isso não será problema por aqui. Se chover, a prova fica mais difícil, mas não é uma situação que me incomoda tanto”, explicou o atleta queniano, que venceu no ano passado com o tempo de 44min42.
A confiança de Kwambai para a prova de quinta-feira também vem de seu bom desempenho em vários eventos neste ano. Em abril, por exemplo, o queniano ficou em segundo lugar na Maratona de Roterdã, na Holanda. Perdeu em disputa emocionante para o compatriota Duncan Kibet, que, na ocasião, estabeleceu a segunda melhor marca da distância na história: 2min04s27.
Apesar dos grandes nomes na disputa, Kwambai não acredita em quebra de recorde na São Silvestre. Uma das características principais da prova é a dificuldade imposta aos atletas por causa das muitas alterações no relevo – com várias subidas e descidas. O recorde da prova foi obtido pelo queniano Paul Tergat, em 1995, com 43min12. Desde então, o único que conseguiu completar a corrida em um tempo inferior a 44 minutos foi o próprio Tergat, em sua quinta e última vitória (ele é o recordista de conquistas na história da São Silvestre), em 2000, com 43min57.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Juros de cartão de crédito sobem e atingem 421,3% ao ano em março

Após dois meses consecutivos de queda, a taxa média de juros do cartão de crédito rotativo apresentou, em março,...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img