32.6 C
Rondonópolis
 
 

Berço da agricultura mecanizada do Estado

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Rondonópolis foi o primeiro grande polo agrícola de Mato Grosso – Foto: Divulgação

Atualmente Rondonópolis pode não estar entre as principais produtoras agrícolas de Mato Grosso, mas sua contribuição para o setor estadual é inegável. Prova disso é que o município foi o berço da agricultura mecanizada em Mato Grosso, além de centro irradiador de pesquisa e tecnologia para culturas agrícolas no Cerrado.

Até o fim da década de 1970, a cultura de arroz era predominante e responsável pela abertura dos cerrados. O milho e o algodão também estavam presentes, porém em áreas menos expressivas. Foram agricultores vindos do Sul do País e baseados em Rondonópolis que iniciaram o plantio da soja no Estado. Da região de Rondonópolis, a cultura da soja foi se expandindo para outras regiões de Mato Grosso a partir de 1980.

A cidade também foi marco quando se fala em produção de animais nelore puro de elite, com vários produtores referência na área, a exemplo de João Borges e Antônio Luiz de Castro. Através da Exposul, Rondonópolis foi uma das precursoras no modelo de exposições agropecuárias modernas, com grandes negócios e participação de grandes empresas e marcas. Com o tempo, esse formato foi se espalhando para outros polos agrícolas de Mato Grosso.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras (ou 9,4% do total) no último trimestre...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img