22.7 C
Rondonópolis
 
 

Retrospectiva: A trajetória do Prêmio em cada edição

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

 

(Foto: Arquivo/Roberto Nunes)

 

Valendo-se da posse do maior arquivo da história e dos acontecimentos de Rondonópolis, desde a fundação do município, tendo, inclusive, registrado todas as 12 edições do Prêmio ACIR de Destaque Empresarial com suplementos especiais, o A TRIBUNA faz nesta Revista uma retrospectiva dos pontos mais marcantes dessa premiação.

Confira, a partir de agora, os registros e a evolução dessa grande festa do empresariado rondonopolitano, através das edições anteriores do Suplemento Especial do A TRIBUNA em alusão ao Prêmio ACIR:

1ª edição: 74 segmentos foram premiados

A primeira edição do Prêmio ACIR de Destaque Empresarial ocorreu no dia 18 de novembro de 2005, nascendo como forma de reconhecer as empresas que se destacavam na cidade. O presidente foi Luiz Fernando Homem de Carvalho e o prefeito da época era o agropecuarista Adilton Sachetti.

A primeira edição da festa do Prêmio ACIR foi marcada também pela comemoração dos 50 anos da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR). Dessa forma, o Suplemento Especial do A TRIBUNA sobre a iniciativa fez uma homenagem ao cinquentenário da entidade.

A ACIR foi formada em 1955, sob a liderança do primeiro presidente: Adolfo Augusto de Moraes. Na época, o nome da entidade era Associação Comercial e Agropecuária de Rondonópolis. A mudança para a sede atual ocorreu no ano de 1995.

 

 

A festa de premiação fez uma homenagem, com destaques especiais, em função dos 50 anos da ACIR, para o Grupo Amaggi, ao Jornal A TRIBUNA e a Construtora Salas, devido à contribuição dessas empresas com o desenvolvimento da cidade de Rondonópolis. A festividade também lembrou os principais passos para chegada da ferrovia ao município.

 


Curiosidade

Quando o prêmio surgiu?

O Prêmio ACIR de Destaque Empresarial começou ser realizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) no ano de 2005.

A ideia surgiu diante da necessidade de, ao final de cada ano, existir uma forma de reconhecer pessoas e empresários que se destacavam na cidade. Tudo isso dentro de uma grande celebração. Além do mais, o prêmio serviria para que o empresário passasse a ter parâmetros de posicionamento da empresa no mercado.

Com as gestões seguintes da ACIR, o Destaque Empresarial foi sendo mantido e fortalecido, até diante da grande recepção da categoria. Com o decorrer do tempo, a iniciativa também foi contribuindo para melhoria dos serviços e produtos, bem como adoção de estratégias variadas, visando o reconhecimento dos consumidores nas pesquisas.

Em todas as edições, a festa de premiação sempre foi realizada no salão social do Caiçara Tênis Clube.


 

2ª edição: 90 segmentos foram premiados

A segunda edição do evento transcorreu em 2006, tendo a empresária Fátima Regina Castro Soares Maia como presidente da ACIR. A festividade procurou valorizar os produtos, serviços e profissionais locais em alusão à campanha que era encampada pela entidade à época: “Eu sou 100% Rondonópolis”. Vários artistas locais se apresentaram no evento.

“Que as empresas que se destacaram hoje possam servir de exemplo para outros comerciantes a se dedicarem mais, a procurarem sempre fazer o melhor, para que, no ano que vem, também sejam premiados. Além de destacar as pessoas, estimula para que tenhamos um comércio mais forte e uma cidade melhor”, enfatizou naquele ano o então prefeito Adilton Sachetti.

 

 

3ª edição: 70 segmentos foram premiados

Também sob a presidência de Fátima Regina Castro Soares Maia, a terceira edição do Prêmio ACIR ocorreu no ano de 2007. Houve uma reestruturação da premiação, com a eliminação de alguns segmentos e o agrupamento de outros.

No mais, o formato da festa seguiu sem grandes alterações. O baile de encerramento foi comandado pelo Grupo Temperos do Samba, de Rondonópolis.

 

 

4ª edição: 81 segmentos foram premiados

A nova edição da premiação foi realizada no ano de 2008, tendo como presidente da ACIR o empresário José Orivaldo Orsi. A festa fez uma homenagem aos núcleos do Projeto Empreender, desenvolvido pela ACIR.

Duas novidades foram incorporadas ao evento. A primeira delas foi o Prêmio de Responsabilidade Social, tendo como vencedor o Grupo Amaggi. Outra novidade foi a concessão do Prêmio Empresário do Ano, que teve como vencedor Luiz Fernando Homem de Carvalho.

 

 

5ª edição: 81 segmentos foram premiados

Ainda sob o comando do empresário José Orivaldo Orsi, a quinta edição do Prêmio ACIR ocorreu no ano de 2009. A festividade fez uma homenagem ao agronegócio, em função da sua contribuição para a economia de Mato Grosso. A partir daquele ano, a pesquisa que resulta nos premiados da festa passou a ser realizada pelo Instituto de Pesquisa ACIR (IPA).

Essa edição manteve o Prêmio de Responsabilidade Social, neste ano para a distribuidora Goiano, e inovou com o Prêmio de Responsabilidade Ambiental, também concedido para a distribuidora Goiano. O Prêmio Empresário do Ano foi concedido para Neles Walter Ferreira de Farias.

 

 

6ª edição: 83 segmentos foram premiados

Em 2010, a Associação Comercial promoveu a 6ª edição do Prêmio ACIR de Destaque Empresarial, que se consolidou em meio ao segmento empresarial da cidade. A festa homenageou a Associação Junior Achievement Mato Grosso, organização sem fins lucrativos que trabalha com a promoção do empreendedorismo juvenil. Novamente foram entregues os Prêmios de Responsabilidade Social e de Responsabilidade Ambiental. O Prêmio Empresário do Ano foi para o empresário Júlio Alcides Sanches Martins.

 

A Banda Marinho e seus Beat Boys animou a festa de premiação em 2010

 

Festa foi presidida na época pelo empresário Edson Ferreira

O prefeito à época, Zé Carlos do Pátio, compareceu à festa de premiação e destacou que uma das ações para reforçar a parceria com o empresariado era melhorar os índices sociais do município. “Se fizermos isso, os empresários terão prazer em investir aqui, pois a nossa mão de obra terá uma melhor qualidade e a relação entre empregado e empregador será muito mais saudável”, externou.

Prêmio Responsabilidade Social
Micro e pequena empresa: Goiano Distribuidora/ Pescando Amigos, Flávio Ceará
Média empresa: Anhanguera
Grande empresa: Amaggi
Prêmio Responsabilidade Ambiental
Micro e pequena empresa: Marketing Mix
Média empresa: Sementes Adriana

 

 

7ª edição: 94 segmentos foram premiados

O empresário Edson Ferreira, então presidente da ACIR, comandou a 7ª edição do Prêmio ACIR, no ano de 2011. Houve uma homenagem póstuma ao empresário Mathias Neves, que faleceu naquele ano,

Uma homenagem póstuma foi feita pela ACIR ao empresário Mathias Neves, morto em um acidente em 2011

em trágico acidente na BR 364. Naquela época, Edson já alertava para a necessidade de se procurar um novo local para realização da festa de premiação do evento, considerando a grande procura por convites pela classe empresarial e a indisponibilidade de atender a demanda no salão do Caiçara Tênis Clube. Contudo, já pontuava, desde então, para a falta de disponibilidade de locais maiores, com infraestrutura necessária, para um evento em ambiente fechado como o do Prêmio ACIR de Destaque Empresarial.

 

Pela primeira vez, a festa do Prêmio ACIR teve um show nacional, no caso com a Família Lima

 

Houve a entrega do Prêmio de Responsabilidade Social e do Prêmio de Responsabilidade Ambiental. O prêmio maior da noite foi para Nilo Varela, que conquistou o título de Empresário do Ano.

Prêmio Responsabilidade Social
Micro e pequena empresa: American Motos
Grande empresa: Goiano Distribuidora
Prêmio Responsabilidade Ambiental
Micro e pequena empresa: Marketing Mix
Média empresa: Cervejaria Petrópolis

 

 

8ª edição: 98 segmentos foram premiados

Esta festividade foi realizada pela ACIR no ano de 2012 e o presidente foi novamente o empresário Edson Ferreira. Uma curiosidade é que o prefeito de Rondonópolis, que compareceu ao evento, foi Ananias Martins Filho, que era o presidente da Câmara Municipal e tinha assumido o cargo com a cassação do então prefeito José Carlos do Pátio.

A ACIR fez uma homenagem com a entrega do Destaque Pioneiro ao Hélio Cavalcanti Garcia, ex-prefeito da cidade

Naquele ano, o empresário Edson Ferreira anunciou a disponibilização de recursos para a construção da nova sede da ACIR na cidade, que até hoje está no papel. Um avanço é que a entidade já dispõe da área para essa construção, em um imóvel adquirido na Rua Rio Branco, região central de Rondonópolis.

Houve uma homenagem com a entrega do Destaque Pioneiro ao Hélio Cavalcanti Garcia, ex-prefeito da cidade. Novamente foram entregues os Prêmios Responsabilidade Social e Responsabilidade Ambiental. O título de Empresário do Ano foi para Narciso Montanher Filho.

Prêmio Responsabilidade Social
Micro e pequena empresa: Farmácia Universal
Média empresa: Sicredi
Grande empresa: Sinagro
Prêmio Responsabilidade Ambiental
Micro e pequena empresa: Prillav
Média empresa: Sicredi
Média empresa: Cervejaria Petrópolis

 

 

9ª edição: 83 segmentos foram premiados

O presidente da ACIR na edição realizada no ano de 2013 era o empresário Luiz Fernando Homem de Carvalho. O tema da festa de entrega da premiação foi “Mágica e Magia”, com várias apresentações de ilusionismo no evento.

 

Tema da festa de entrega da premiação foi “Mágica e Magia”, com várias apresentações de ilusionismo

 

Houve uma homenagem com a entrega do Prêmio Destaque Social para a benemérita Maria Vieira, a Dona Maria do Sopão. Outra homenagem foi com a entrega do Prêmio Destaque Pioneiro para o empresário Elias Kalil Zaher.

 

A benemérita Maria Vieira, a Dona Maria do Sopão (foto), recebeu o Prêmio Destaque Social e o empresário Elias Khalil Zaher, o Prêmio Destaque Pioneiro

 

O Prêmio Responsabilidade Social e o Prêmio Responsabilidade Ambiental voltaram a ser entregues. O Prêmio Empresário do Ano foi para o então presidente da própria ACIR, Luiz Fernando Homem de Carvalho.

Prêmio Responsabilidade Social
Pequeno porte: Opção Informática
Médio porte: Rondet
Grande porte: Girassol Agrícola
Prêmio Responsabilidade Ambiental
Pequeno porte: Refrauto
Médio porte: Construtora Salas
Grande porte: Girassol Agrícola

 

 

10ª edição: 90 segmentos foram premiados

O Destaque Empresarial, em sua 10ª edição, no ano de 2015, foi presidida pelo contador José Luiz Gonçales Ferreira, então presidente da ACIR. A partir desse ano o evento passou a ser realizado de dois em dois anos, em uma decisão da diretoria.

 

Ex-presidentes da ACIR foram homenageados em função dos 60 anos da entidade

 

A festa naquele ano comemorou os 60 anos da Associação Comercial, que na ocasião recebeu uma Moção de Aplausos do senador Wellington Fagundes. Os ex-presidentes da entidade também foram homenageados em função desse marco.

 

Em 2015, festa foi presidida pelo contador José Luiz Gonçales Ferreira, então presidente da ACIR. Na foto, recebendo homenagem de representante do senador Wellington Fagundes

 

O título de Empresário do Ano novamente foi para Luiz Fernando Homem de Carvalho.

 

 

11ª edição: 96 segmentos foram premiados

Em 2017 o Prêmio ACIR de Destaque Empresarial ocorreu quando a ACIR estava sob o comando do empresário Juarez Orsolin, que manteve sua importância no cenário local, com grande destaque.

 

Em 2017, a festa de premiação foi presidida pelo empresário Juarez Orsolin

 

O título de Empresário do Ano foi para Luiz Fernando Homem de Carvalho. A grande novidade da noite foi a entrega do Prêmio Empresária do Ano, conquistado pela primeira vez pela educadora Iracema Dinardi Peixoto.

 

Pela primeira vez, o Prêmio ACIR concedeu o título de Empresária do Ano, sendo inaugurado pela empresária Iracema Peixoto

 

12ª edição: Evento realizado em 2019 e com detalhes divulgados nesta presente edição.

 

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Onda de calor gera alerta para MS e parte do estado de SP; Sul de MT e de GO podem ser atingidos

Um nova onda de calor deverá manter as temperaturas elevadas em todo o Mato Grosso do Sul nos últimos...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img