25.8 C
Rondonópolis
, 19 maio 2024
 
 

Parque está liberado para receber animais

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Considerada finalizada a inspeção sanitária, o Indea certificou e liberou o parque de exposições a receber os animais

Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) realizou durante toda a semana passada uma rigorosa inspeção sanitária nas instalações que vão receber os animais que estarão em exposição durante a 40ª Exposul, de 04 a 12 de agosto.
Conforme o gerente do escritório do Indea/MT de Rondonópolis, médico veterinário Waldomiro da Silva Vilela, uma equipe da inspeção sanitária do órgão esteve no parque realizando a inspeção sanitária e a desinfecção das instalações que vão receber e abrigar os animais. “Como a nossa região está livre de aftosa por vacinação há vários anos, nesse momento, não se cogita fazer nenhuma ação específica de imunização no chamado ‘cinturão verde’ no entorno do parque, ou o ‘perímetro de segurança’ configurado por um raio de 10 km em volta do parque”, repassa.
Segundo o veterinário, foram desinfetados os currais reservado aos animais do leilão de elite, a curralama do Thathersal (leilões a campo), as baias dos equinos, e dos pequenos animais (ovinos, caprinos e suínos), as baias e argolas do gado em exposição/comercialização, e o Pavilhão Leiteiro, onde acontece o mais importante e tradicional torneio leiteiro da região sul.
Valdomiro lembra ainda as excelentes performances obtidas com as campanhas de vacinação na região, que tem produzido uma grande conscientização nos criadores e pecuaristas, atingindo em média 99,7% do rebanho local, índice esse considerado ideal para o controle de doenças animais na região.
GUIAS
O representante do Indea reforça ainda que todas as espécies animais, em trânsito, como Bovinos e Bubalinos, Suinos, Ovinos e Caprinos, Equídeos e outras espécies, deverão estar acompanhadas da Guia de Trânsito Animal (GTA) – e demais documentos sanitários. Lembrando que, para o fornecimento da GTA, a propriedade deve estar cadastrada junto ao escritório do seu município.
O veterinário reforça que, para o transporte e trânsito de bovinos e bubalinos “certificados”, é necessária a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). Ele reitera ainda que para os animais certificados só é possível emitir a guia mediante a apresentação do Documento de Identificação Animal (DIA) original.
Considerada finalizada a inspeção sanitária, o Indea certificou e liberou o Parque de Exposições a receber os animais que irão a leilão, julgamento,  exposição e comercialização, que devem começar a dar entrada no parque a partir deste dia 03/08.
Segundo o coordenador da comissão de bovinos da 40ª Exposul, Afrânio Scatolin de Oliveira, a organização da feira já está providenciando as devidas adequações para receber os profissionais do Indea/MT que irão atuar na fiscalização da feira, como a construção de um banheiro e instalações sanitárias, bem como a instalação dos containers que irão abrigar o escritório do Indea e um alojamento para os servidores.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Carlos Bezerra é internado em UTI após cair e bater a cabeça; quadro é estável

O ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Carlos Bezerra, deu entrada no Hospital São Matheus, na Capital, na...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img