25.7 C
Rondonópolis
, 20 maio 2024
 
 

Primeiros resultados do torneio leiteiro são surpreendentes

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Vaca “Platina” larga na dianteira com uma produtividade de 55 kg/leite no primeiro dia de competição
Vaca “Platina” larga na dianteira com uma produtividade de 55 kg/leite no primeiro dia de competição

Um dos eventos mais importantes da 41ª Exposul, o tradicional Torneio Leiteiro “Juscelino C. Martins” está em sua 21ª edição e, conforme adiantado pelos organizadores, as primeiras performances obtidas nesta edição já estão surpreendendo as expectativas.

As duas primeiras ordenhas de ontem (14), abertura do campeonato, mostraram a vaca “Platina” largando na dianteira, com uma produtividade de 55 kg/leite no primeiro dia de competição.
Hoje (15), segundo dia da disputa, as posições podem se alterar, mas as vacas “Platina” e Mirtes, dos pecuaristas Antonio Carlos Dourado da Fazenda Haras Dourado, e Ernando Cabral da Fazenda Balaio, ambas do município de Rondonópolis, prometem seguir na disputa quilo a quilo.

Na verdade, as principais concorrentes ultrapassaram a marca dos 50 kg estimada pelos organizadores para o torneio, produzindo 55,00 e 51,50 kg/leite respectivamente. Platina produziu 28,200 kg de leite pela manhã e 26,800 kg à tarde. E “Mirtes”, produziu 25,400 kg e 26,100 kg, totalizando 51,500kg.

A disputa promete ficar ainda mais acirrada, já que a terceira colocada a vaca “Cristina” também apresentou um bom desempenho ficando um pouco abaixo dos 50 kg, mas produzindo 46,300 kg. Na verdade, tudo pode acontecer, inclusive uma eventual e esperada reação por parte das demais concorrentes.

Em 2012, a vaca Girolanda, “Goteira” do criador, Rogério Souza, da Fazenda Primavera, município de Guiratinga, sagrou-se a Grande Campeã do 20º Torneio Leiteiro, produzindo um total de 47,567 kg de leite durante a competição.

NOVILHAS 1ª CRIA

No entanto, o mais surpreendente desta 21ª Edição do Torneio Leiteiro está sendo a competição paralela entre as sete “Novilhas de 1ª Cria” inscritas.

No ano passado, a novilha “Jóia”, foi a campeã do torneio, produzindo 34,767 kg de leite, e este ano as primeiras ordenhas, já apontam performances surpreendentes, como a da novilha “Moranga”, do pecuarista Joaquim Neto, de São José do Povo, que largou na frente ontem, com uma produção de 38,100 kg/leite, superando inclusive, algumas vacas adultas que disputam a competição principal.

A segunda colocada na disputa 1ª Cria é a novilha Azira, do pecuarista Ernando Cabral, que já atingiu a marca de 34,400 kg nesse primeiro dia de ordenhas.

A expectativa agora é quanto às próximas ordenhas que serão realizadas nesta quinta e sexta-feira, quando termina o torneio leiteiro (Leia mais sobre a feira agropecuária na página A*8 desta edição).

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Os devedores de até R$ 20 mil que ganhem até dois salários mínimos ou sejam inscritos no Cadastro Único...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img