24.3 C
Rondonópolis
 
 

Direto de Brasília

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Eduardo Cunha-15-12-15

CASA CAIU?
Não é a primeira, mas é a mais espetacular das operações derivadas da Operação Lava Jato que leva a Polícia Federal às casas (em Brasília e no Rio de Janeiro) do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um prenúncio de sua prisão em dias.

OPERAÇÃO
A operação ocorre num momento delicado para Cunha, especialmente depois que o Conselho de Ética decidiu dar continuidade ao processo contra ele, por quebra de decoro parlamentar e envolvimento em uma séries de suspeitas de crimes.

PROCESSO
O dia de ontem foi de cão mesmo para Eduardo Cunha. Para arrematar, por 11 votos a 9, o Conselho de Ética da Câmara votou a favor do parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que mantém representação contra ele.

CONTINUA
A decisão dá continuidade à ação. Eduardo Cunha é acusado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e por ter prestado falso testemunho quando depôs na CPI da Petrobras negando ter contas secretas no exterior. Não houve abstenção.

ESTRANHEZA
Em entrevista coletiva, Cunha disse que lhe causou estranheza a ação da Polícia Federal em suas residências às vésperas da decisão sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e do Conselho de Ética sobre a representação contra ele.

SAÍDA
Se antes da operação de ontem a maioria do PMDB cogitava deixar o governo, agora que este sentimento aumentou de vez nas hostes partidárias. Peemedebistas pró Cunha e Michel Temer espalham aos quatro ventos que a operação foi vingança de Dilma.

IMPEACHMENT
O pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) se posicionará nesta quarta-feira (16) sobre o rito de tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma. O processo estava suspenso desde a semana passada por liminar do ministro Edson Fachin.

DISPOSIÇÃO
Os ministros do Turismo, Henrique Alves, e da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, divulgaram comunicados oficiais em que se colocam à disposição para o esclarecimento das investigações decorrentes da Operação Catilinárias, da Polícia Federal.

CAIXA
O ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, é também um dos alvos da Operação Catilinárias. Ligado a Eduardo Cunha, Cleto foi demitido do cargo na semana passada pela presidente Dilma. Ele era responsável pelas Loterias.

GPS MATO GROSSO
– A Comissão Senado do Futuro, presidida pelo senador Wellington Fagundes (PR), aproveitou a última audiência do ano para debater a relação do Senado com o cidadão.

– Na ocasião, funcionários da Casa, que coordenam áreas de comunicação e ouvidoria, fizeram um balanço das atividades e propuseram melhorias internas e externas.

– O senador José Medeiros cobrou do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, providências para evitar tragédias como a ocorrida há poucos dias na cidade de Juína.

– Na ocasião, dois jovens teriam sido assassinados por índios após um desentendimento sobre o pedágio “ilegal” cobrado na área da etnia Enawenê-nawê.

SOBE – O Brasil conseguiu derrubar 100% dos embargos à sua carne bovina no mundo, impostos por vários países em 2012 depois de um caso atípico do mal da vaca louca.

DESCE – A projeção de instituições financeiras para a inflação, medida pelo IPCA, neste ano, subiu pela 13ª semana seguida, ao passar de 10,44% para 10,61%.

FRASE DO DIA
“Um ministro do STF não autoriza a Polícia Federal a realizar buscas nas casas e no gabinete de um presidente da Câmara dos Deputados por um motivo trivial. Ele só toma uma atitude dessa gravidade quando há fortes indícios de que ali estão as provas dos crimes que decretarão a sua prisão. Cunha vai alegar que essa é mais uma prova de que ele é vítima de perseguição do governo, mas nem os microfones acreditam mais no que ele fala.”
Do jornalista Alex Solnik, um atento observador sobre as coisas aqui de Brasília.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img