24.3 C
Rondonópolis
 
 

Direto de Brasília

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Beto Mansur le o pedido de impeachment - 03-12-15

COMEÇOU
A leitura, pelo primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), dos documentos relativos ao pedido de impeachment da presidente Dilma, desencadeia, na prática, o processo de análise, pela Casa, do impedimento, que depois irá ao Senado.
MAIORIA
Depois da leitura, cria-se a comissão especial de análise, que será instalada na terça (7). Os partidos governistas terão maior número no colegiado, formado por 66 deputados, com os partidos da base governista um total de 36 vagas, contra 30 da oposição.

BLOCOS
O bloco liderado pelo PMDB terá a maior presença no colegiado, ocupando 25 vagas. O bloco do PT terá a segunda maior quantidade de cadeiras, 19. Foi considerado para o cálculo o tamanho dos blocos na eleição para presidente da Câmara.

OPOSIÇÃO
O bloco da oposição, formado por PSDB, PSB, PPS e PV, terá 12 integrantes. O PSDB individualmente terá seis deputados na comissão especial mais seis suplentes. Apesar de menor, a oposição poderá contar com deputados dissidentes da base aliada.

REUNIÃO EMERGENCIAL
A presidente Dilma convocou no final da tarde de ontem reunião emergencial com 23 ministros no Palácio do Planalto, mais o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso. Na pauta, a preparação para os novos embates políticos.

‘SEM PODER’
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo, afirmou que Eduardo Cunha, não tem o poder de dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma. Segundo o ministro, o papel de Cunha é dar um parecer técnico sobre o pedido.

‘IMPRUDÊNCIA’
Na avaliação do economista Luciano D’Agostini, pós-doutorando em macroeconomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um possível processo dessa natureza é “imprudente” e as consequências vão “respingar no cidadão”.

META FISCAL
Considerando o sucesso do governo na votação da meta fiscal na quarta (2), a oposição pode ter dificuldades para conseguir os votos necessários ao afastamento da presidente Dilma. Naquela votação, foram 314 votos favoráveis contra 99 e apenas 100 ausências.

NORMALIDADE
A aprovação pelo Congresso da nova meta fiscal para 2015 traz normalidade, segundo o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para quem o desafio agora é cuidar da economia em 2016, com a aprovação do Orçamento e o encaminhamento de reformas estruturais.

GPS MATO GROSSO
– O senador Wellington Fagundes (PR) se posiciona em nota sobre as informações relacionadas à discussão sobre a indicação para novo líder do Governo no Senado.

– Ele informa que em reunião no Palácio da Alvorada estabeleceu-se que os vice-líderes do governo no Senado, entre os quais se inclui, cuidaram da tarefa até o recesso.

– O senador José Pimentel (PT-CE), líder do Governo no Congresso, se somará aos vice-líderes na tarefa de acompanhar as votações de interesse do governo.

– Além de Fagundes, compõem o quadro de vice-líderes do Governo no Senado, Paulo Rocha (PT-BA), Telmário Motta (PDT-RR) e Hélio José (PSD-DF).

SOBE – A produção, em outubro, de petróleo no Brasil teve aumento de 0,5% e a de gás natural de 0,2% se comparado ao que ocorreu no mês anterior.

DESCE – A produção industrial brasileira recuou 0,7% na passagem de setembro para outubro deste ano, a quinta queda consecutiva, segundo pesquisa do IBGE.

FRASES DO DIA
“Não possuo conta no exterior, nunca coagi instituições ou pessoas, nunca escondi dinheiro. Meu passado e presente atestam meu respeito à lei e à coisa pública. São inconsistentes e improcedentes as razões que fundamentaram esse pedido.”
Da presidente Dilma Rousseff.
“É importante que fique claro que essa é uma previsão constitucional. E para nós da oposição, qualquer saída para este impasse em que a irresponsabilidade do governo do PT mergulhou o País, se dará dentro daquilo que a Constituição determina.”
Do senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB.

LEIA MAIS :
www.jpmbrasil.com.br

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img