17.3 C
Rondonópolis
, 15 maio 2024
 
 

Juros atingem em março patamar inédito de 300% ao ano

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

Brasília

Os juros médios cobrados pelos bancos nas operações com cheque especial atingiram em março a marca inédita de 300% ao ano – o maior patamar desde o início da série histórica, em julho de 1994, ou seja, em quase 22 anos. Os números foram divulgados ontem (28) pelo Banco Central.
Em relação a fevereiro, os juros cobrados do cheque especial tiveram, em março, aumento de 6,9 pontos percentuais. Nos últimos 12 meses até março, a alta foi de 80,4 pontos percentuais – estavam em 220% ao ano em março de 2015. Junto com o cartão de crédito rotativo, os juros do cheque especial estão entre os mais altos do mercado. Esses empréstimos, alertam os especialistas, só devem ser utilizados em momentos de emergência e por um prazo curto. A inadimplência do cheque especial somou 15,3% em março.
CARTÃO DE CRÉDITO – Se a taxa de juros é alta para o cheque especial, ela pode ser considerada proibitiva para o cartão de crédito rotativo. Segundo o Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos nestas operações – a modalidade mais cara do mercado – ficaram em 449% ao ano em março, o maior patamar da série histórica, que tem início em março de 2011. Em relação a fevereiro, o aumento foi de 5,2 pontos percentuais e, nos últimos doze meses, foi de 103,3 pontos percentuais. A recomendação de economistas é que os clientes bancários paguem toda a sua fatura do cartão no vencimento, não deixando saldo devedor. A inadimplência destas operações, segundo o BC, somou 36,6% em março – uma das mais altas das modalidades de crédito.

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Os banqueiros estão rindo atoa, de orelha a orelha. Pode até ser legal, mas é totalmente imoral e nojento, uma afronta ao cidadão brasileiro, verdadeira roubalheira institucionalizada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

As eleições municipais de Rondonópolis

(*) Wagner Vinícius A. Lemos
- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img