24.6 C
Rondonópolis
, 17 maio 2024
 
 

Venda de veículos é a melhor da história

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
A maior quantidade de vendas foi de veículos de motor flex fuel, responsáveis por 88,2% das vendas, enquanto os veículos importados representaram 15,6% desse total de vendas
A maior quantidade de vendas foi de veículos de motor flex fuel, responsáveis por 88,2% das vendas, enquanto os veículos importados representaram 15,6% desse total de vendas

A venda de veículos no Brasil em 2009 foi a maior da história. Balanço divulgado ontem (07) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostrou que 3,14 milhões de veículos foram licenciados em 2009, um desempenho 11,4% maior que em 2008. A maior quantidade de vendas foi de veículos de motor flex fuel, responsáveis por 88,2% das vendas, enquanto os veículos importados representaram 15,6% desse total de vendas.
“Houve uma recuperação, uma superação daquilo que tivemos no final de 2008, muito influenciada por medidas específicas de estímulo ao retorno do crédito, à diminuição do IPI que foi um fator fundamental porque, de certa forma, além do efeito de diminuição de preços teve também um componente emocional importante porque chamou o consumidor para a loja e também com a própria recuperação da economia brasileira”, ressaltou o presidente da Anfavea Jackson Schneider.
A produção da indústria automobilística nacional, no entanto, apresentou queda de 1% em comparação a 2008. Em 2009, segundo a Anfavea, foram produzidos 3,18 milhões de unidades. A queda, de acordo com Schneider, foi pouco representativa e “não tem efeito econômico”. Já para 2010, a previsão do setor é de crescimento de 8%, com a produção de 3,4 milhões de unidades.
Segundo Schneider, as preocupações do setor para este ano continuam concentradas na exportação e no mercado interno. A meta é a de retomar o mercado exterior de antes da crise econômica. Em 2009, as exportações do setor foram de US$ 8,3 bilhões, um decréscimo de 40,5% em comparação a 2008, quando as venda externas representaram US$ 13,9 bilhões. No mercado interno, que está em crescimento, a intenção é a de manter posição e evitar a entrada de concorrentes de fora.
Outro desafio que Schneider considera importante é a definição da matriz energética veicular, debate que ele acredita que vai ter início em 2010.
“Todos as grandes indústrias do mundo estão fazendo um investimento significativo na busca de qual será a nova matriz energética veicular. Pode ser que ela não se dê em termos de solução como uma matriz energética mundial. Ela pode se dar para produtos de forma distinta, diferente dependendo do produto, como também diferente dependendo da região. O Brasil tem uma história de sucesso com o etanol e que não pode ser jogada fora”, disse Schneider. (Fonte: Agência Estado)

- PUBLICIDADE -spot_img
- PUBLICIDADE -spot_img
  1. Olá, me alegro muitíssimo em saber que o setor automobilistico brasileiro cresceu em 2009, e com esta estimativa de crescimento para 2010, mas o que eu não consigo entender é porque o nosso país não coloca no mercado interno veículos a DIESEL. Aqui na España todos os modelos de carros, tanto utilitários como turismo, existem modelos a gasolina e diesel, imaginem um corsa fazer 22 km com um litro de Diesel. Tenho um Vectra motor 2.2 a diesel que, com ar condicionado ligado, faz 17 km com um litro de Diesel, ou seja, com um tamque de 55 litros de Diesel faz 1000 km. Penso que o ministro das Minas e Energia deveria levar isso ao conhecimento do Presidente Lula, ou que algum senador ou deputado federal faça um projeto com esse intuito de colocar no mercado brasileiro carro de passeio ou utilitários a DIESEL, una cordial saudaçao a todos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Instituto de Previdência: Eleição do Impro, que ocorre em junho, tem chapa única

Marcada para acontecer no próximo dia 4 de junho, a eleição da nova diretoria do Instituto Municipal de Previdência...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img