22.8 C
Rondonópolis
 
 

Vestibulares poderão ter datas mudadas

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O presidente da Andifes, Alan Barbiero, após reunião para tentar conciliar o calendário de vestibulares com a nova data do Enem
O presidente da Andifes, Alan Barbiero, após reunião para tentar conciliar o calendário de vestibulares com a nova data do Enem

As instituições que irão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção de novos alunos estão dispostas a fazer mudanças em seus calendários desde que não haja atraso no início das aulas em 2010. As universidades e institutos federais só irão decidir se farão alterações em seus calendários após a definição da nova data do exame, que será anunciada nesta quarta-feira (7).
O Enem foi adiado após vazamento da prova, que deveria ter isso aplicada no último fim de semana. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero, após a definição, cada universidade definirá o que fará em seu calendário de seleção.
“Queremos garantir o sucesso do Enem, mas é claro que temos grande preocupação de garantir o ingresso no início do primeiro semestre”, afirmou.
Com o adiamento do Enem, o exame provavelmente vai coincidir com vestibulares de universidades federais. Segundo Barbiero, o MEC apresentou um levantamento com as datas de todas as seleções do país. O objetivo é buscar uma data que tenha impacto menor para instituições e alunos.
“A definição da data é uma responsabilidade do MEC. O que vamos fazer é buscar adequação do calendário. Vamos fazer um esforço para fazer adequação, umas [universidades] vão se adequar, outras não”, disse Barbiero.
Apesar da indefinição e da garantia de autonomia às universidades, que poderão inclusive deixar de utilizar a notas do Enem, Barbiero disse que há, entre os reitores, “um sentimento coletivo” de manter a adesão ao exame nacional.
“Cada universidade participou de forma autônoma [na adesão ao Enem], qualquer mudança será decisão de cada universidade. O que posso afirmar é que um existe sentimento coletivo de confiança e de apoio ao MEC de que vamos utilizar o Enem”, afirmou.
Até agora, nenhuma universidade ou instituto federal desistiu de utilizar o Enem na seleção de estudantes, segundo a Andifes e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif), que reiteraram o apoio ao MEC. “Temos que ter disposição de fazer ajustes nos nossos calendários”, disse o presidente do Conif, Paulo Cesar Pereira.
INDICIADOS
A Polícia Federal indiciou ontem (5) mais três suspeitos de envolvimento no vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um deles é Felipe Pradella, que seria segurança do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), responsável pela realização do Enem. A PF não divulgou o nome dos demais suspeitos.
Já haviam sido indiciados, no sábado (3), o empresário e publicitário Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid. Ao todo cinco pessoas já foram indiciadas no inquérito do caso Enem.
Segundo o advogado Luiz Vicente Dezinelli, que defende o empresário Luciano Rodrigues, o encontro entre três dos suspeitos foi na pizzaria de seu cliente.
“Esteve lá [na pizzaria] o Gregory, que é conhecido do Luciano, e levou Felipe, que se apresentou como Fábio, dizendo que tinha uma bomba jornalística. Como Luciano tinha contato com a imprensa, porque já trabalhou em O Estado de S Paulo, ele poderia ajudá-los no sentido de indicar o jornal que iria tomar as providências para avisar todo mundo que o exame tinha vazado”, disse o advogado alegando que o papel de seu cliente foi apenas comunicar à imprensa. Segundo o advogado, o inquérito da PF deverá ser concluído atéesta  quarta-feira (7). – Fonte: Agência Brasil.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Central da solidariedade: Atacado Central lança projeto na 11ª edição do Festival Leitão no Rolete do Rotary Club Roo

No último domingo, 28 de abril, o Atacado Central, mais uma vez, reafirmou o seu propósito como empresa e...
- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img