25 C
Rondonópolis
, 18 maio 2024
 
 

Vendas na indústria têm queda recorde

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Em concordância com os números divulgados pelo IBGE, os indicadores industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostraram queda recorde nas vendas da indústria no País em janeiro deste ano. As vendas reais do setor tiveram uma queda de 13,4% em janeiro ante janeiro de 2008. O recuo é o maior da série histórica da CNI, que teve início em 2003, para comparações de um mês em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação de janeiro deste ano com dezembro do ano passado, as vendas caíram 4,3%.

[inspic=32375,right,fullscreen,200]A CNI registrou ainda recuo do dado sobre emprego e avisa que deverá revisar a previsão do PIB, produção de riquezas, para “perto de zero. O emprego recuou pelo terceiro mês seguido, acumulando queda de 2,4%. Foi a primeira queda em três anos do indicador comparado com o mesmo mês do ano anterior.

O economista-chefe da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, disse há pouco que “é muito difícil que a indústria mostre um crescimento da sua atividade em 2009”. Ele lembrou que na semana passada o IBGE havia anunciado uma redução de 17,2% na produção industrial na mesma comparação.

O economista adiantou que em duas semanas a CNI apresentará a revisão de suas previsões para a economia brasileira. “Deveremos revisar o crescimento do PIB para algo perto de zero”, disse ao lembrar que a previsão anterior, divulgada em dezembro, era de uma expansão de 1,8% para a economia, no pior cenário.

Mais uma vez a indústria apresenta forte queda. Houve ensaio de recuperação em dezembro, mas o porcentual – de 1,4% em comparação a novembro – não foi suficiente para recuperar a queda brusca de 11% em novembro comparado a outubro de 2008. A queda no faturamento real em janeiro ocorreu após recuo de 10,6% no último trimestre do ano passado.

As horas trabalhadas na indústria, outro importante indicador do ritmo de atividade, tiveram queda de 6,5% em janeiro ante janeiro de 2008. De dezembro de 2008 para janeiro deste ano, as horas trabalhadas subiram 1,3%.

A CNI apurou também que na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o emprego na indústria brasileira teve ligeira queda de 0,1%. Ja na comparação de janeiro de 2009 com dezembro de 2008, o recuo foi um pouco maior de 0,7%.

Já o índice que mede o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) das fábricas mostrou redução, de 79,4% em dezembro de 2008 para 78,4% em janeiro de 2009, na série com ajuste sazonal. Em janeiro de 2008, o NUCI foi de 83,3%.

A massa salarial paga pela indústria cresceu 2,1% em janeiro de 2009 ante janeiro de 2008. Ainda segundo a CNI, com o mesmo mês do ano anterior, a queda do faturamento em janeiro atingiu 15 dos 19 setores da indústria.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

Este sábado (18) começou sem chuva e com sol em Porto Alegre. A água das ruas já baixou em...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img