19.1 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Decisão do TCU sobre obras da Fico agrada a classe rural

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) ligará Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO)
Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) ligará Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO)

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) considerou importante e positiva a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em acatar parcialmente o recurso apresentado pelo governo contra as determinações impostas para a publicação do edital de concessão para a construção de 883 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO). O julgamento dos embargos declaratórios ocorreu quarta-feira (12/02).

“Estávamos ansiosamente aguardando um posicionamento do TCU sobre as obras da Fico. Esta ferrovia é fundamental e estratégica para o escoamento da produção mato-grossense. É primordial a agilidade em todos os procedimentos necessários para a construção desta obra que, com certeza, é uma das mais importantes para a economia de Mato Grosso”, avalia o presidente da Famato, Rui Prado.

O TCU determinou algumas mudanças nos estudos de concessão da ferrovia. Entre elas estão adequação da área e dos valores dos imóveis a serem desapropriados e alteração da projeção de investimento da obra. Segundo cálculos da área técnica do Tribunal, o custo total do projeto pode reduzir de R$ 6,3 bilhões para R$ 4,6 bilhões, representando diminuição de 27% no valor da obra.

As alterações serão encaminhadas para a Casa Civil da Presidência da República, ao Ministério de Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em seguida, após as ressalvas, o edital de construção da Fico poderá ser divulgado.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img