29.5 C
Rondonópolis
, 12 maio 2024
 
 

Preço incentiva aumento de área com algodão

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Uma das preocupações é justamente com o clima, com o atraso do começo das chuvas e que deve comprometer a safrinha
Uma das preocupações é justamente com o clima, com o atraso do começo das chuvas e que deve comprometer a safrinha

A perspectiva para a próxima safra de algodão, que começa a ser plantada em dezembro, é das melhores. Os ótimos preços da pluma acabaram dando fôlego à previsão de expansão da cultura em Mato Grosso. Os preços do algodão reagiram entre 35% e 40% no último ano, refletindo na previsão de uma expansão de aproximadamente 30% na área plantada. O preço da arroba da pluma esta semana ficou na faixa de R$ 70,00 na região de Rondonópolis, considerado um dos mais altos dos últimos 10 anos.
O presidente do Núcleo Sul da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Alexandre De Marco, explica que a alta dos preços vem sendo motivada no mercado doméstico em função da quebra de produtividade devido à seca da última safra. Além disso, observa que o mercado de Nova Iorque também disparou em função da falta de produto no mercado internacional, com aumento do consumo. Ele informa ainda que a previsão para o mercado de preços para 2011 também é altista.
Nesse cenário, o presidente regional da Ampa acredita que a área plantada com algodão deve girar em torno de 520 mil hectares ou mais nesta próxima safra em Mato Grosso, ante os 420 mil hectares da safra 2009/2010. Mais um incentivo é o custo de produção da cultura no Estado, que nesta safra sinaliza estar muito próximo da safra anterior, na faixa de US$ 2,2 mil por hectare, com uma manutenção nos preços dos químicos.
Na esteira da ampliação geral de área, o algodão adensado (com a redução do espaçamento entre as fileiras de plantio da cultura) deve, praticamente, dobrar a sua área plantada, passando de aproximadamente 50 mil hectares na safra 2009/2010 para cerca de 100 mil hectares na próxima safra.
Alexandre De Marco justifica que o expressivo incremento de área projetado para o algodão adensado em Mato Grosso se deve a ser um sistema que o produtor vem experimentando e aprovando aos poucos a cada ano, assim como figurar como um sistema de plantio mais barato e que amplia a janela de plantio da cultura até fevereiro.
No entanto, uma das preocupações, segundo De Marco, é justamente com o clima, que este ano tem atrasado o começo das chuvas e provavelmente deve comprometer a safrinha de algodão nesta safra 2010/11.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img