36 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Falta de chuva em MT atrasa plantio e causa apreensão entre sojicultores

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta apenas cerca de 7% de área plantada na nova safra de soja
Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta apenas cerca de 7% de área plantada na nova safra de soja

O atraso no plantio da safra de soja 2010/11 já é preocupante em Mato Grosso. O problema vem sendo gerado devido às chuvas irregulares ou em quantidade insuficiente. Novo levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que, até esta quinta-feira (14/10), apenas 6,7% da área prevista para esta nova safra havia sido plantada até então. No mesmo período de 2009, o plantio já chegava a 22,4% no Estado. O atraso já compromete a safrinha de milho e algodão e, em algumas regiões, caso não chova nos próximos dias, muitos sojicultores terão de arcar com custos do replantio.
Conforme o Imea, Mato Grosso projeta plantar mais de 6,241 milhões de hectares com soja na safra 2010/11. O Instituto informa que a região mais adiantada no plantio nesta safra é a oeste, que concentra municípios como Sapezal e Campo Novo dos Parecis, com 9% da área prevista plantada. Depois vem a região médio-norte, que concentra municípios como Sorriso e Lucas do Rio Verde, com 8,6% do processo efetivado. A região onde o plantio está mais atrasado no Estado é a nordeste, que engloba municípios como Canarana e Querência, com 0,4% de área plantada.
De forma geral, os 6,7% de área plantada em Mato Grosso significam cerca de 418,1 mil hectares apenas. Quando comparados com os números de plantio da safra passada, os números do Imea mostram que a região médio-norte é a que está com o plantio mais atrasado. Enquanto que, em 14 de outubro de 2009, cerca de 28,5% da área prevista para ser plantada no médio-norte já havia recebido as sementes, apenas 8,6% da área projetada foi plantada até esta quinta-feira nos municípios dessa região.
A pouca quantidade de chuvas ou sua irregularidade causa apreensão, inclusive no maior produtor de soja de Mato Grosso, o grupo Bom Futuro. O responsável técnico geral do Bom Futuro, o engenheiro agrônomo Inácio Modesto Filho, informa que nesta safra 2010/11 a projeção do grupo, por exemplo, é plantar 210 mil hectares com soja em Mato Grosso. O plantio nas fazendas do grupo está mais adiantado do que na média estadual. Até agora está com aproximadamente 15% da área prevista plantada. Mas, no mesmo período de 2009, a área plantada com soja pelo grupo já alcançava cerca de 35%.
Preocupado, Inácio Modesto Filho relata que em municípios como Diamantino e Campo Novo do Parecis, caso não chova nos próximo três dias, o grupo Bom Futuro será obrigado a fazer o replantio. Isso porque em muitas áreas houve o plantio no solo seco, na espera pelas chuvas. Em uma fazenda em Campo Novo dos Parecis, o coordenador técnico relata que choveu até agora apenas 10 milímetros, sendo necessário uma quantidade de aproximadamente 60 milímetros de chuva para que o solo adquira a umidade suficiente para a planta germinar.
Além disso, o prolongamento da seca também deve forçar a redução da safrinha de algodão pelo grupo Bom Futuro, assim como de outros produtores. Inácio Modesto Filho acredita que esse atraso no plantio da soja acabará pressionando o grupo a plantar mais algodão de primeira safra. Em função disso, em torno de 30% da área que teria plantio de soja e, na sequência, safrinha de algodão acabará havendo apenas a safra normal da pluma.

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

As chuvas diminuíram no Rio Grande do Sul nas últimas horas, um alívio após as fortes precipitações que voltaram...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img