31.9 C
Rondonópolis
, 17 junho 2024
 
 

Sem sufoco!

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

Com o início do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, desde o dia 15 deste mês, conforme divulgado ontem pelo Jornal A TRIBUNA, a sociedade mato-grossense deve ficar alerta e contribuir com uma temporada de seca mais amena e tranquila. As tradicionais cenas de céu fechado e tomado de fumaça precisam ser evitadas!
Nesses meses críticos, como julho, agosto e setembro, reconhecemos a importância do poder público intensificar os trabalhos de monitoramento, fiscalização e responsabilização quanto às queimadas e incêndios florestais. Seja em áreas rurais ou urbanas, o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas precisa ser evitado ao máximo.
Ressalta-se que o problema não é apenas nas áreas rurais. Nas áreas urbanas, muita gente ainda tem o hábito de por fogo no lixo doméstico, contribuindo para a piora da qualidade do ar nesse período. Há ainda pessoas que preferem limpar terrenos urbanos com a prática do fogo, sem falar dos focos de fogo iniciados à beira de rodovias com bitucas de cigarros.
Apesar da obrigação do poder público, seja fiscalizando ou repreendendo ações criminosas, a sociedade também tem o dever de fazer sua parte. As pessoas precisam se conscientizar, de uma vez por todas, dos malefícios causados pelas queimadas, sejam nas áreas urbanas ou rurais, como incêndios fora de controle, doenças respiratórias e vários outros problemas.
Cada cidadão pode fazer sua parte também denunciando vizinhos que continuam com práticas irregulares de queimadas nesse período, inclusive pondo fogo em folhagens secas e lixo urbano. Manter os terrenos baldios devidamente limpos também contribui para evitar transtornos desagradáveis nessa época do ano.
Felizmente, nos últimos anos, Rondonópolis não viveu situações de calamidade por causa da péssima qualidade do ar proveniente de queimadas, que antigamente encobriam a área urbana do município, gerando muitos problemas. Por isso, cada um deve fazer sua parte novamente, a fim de chegarmos em setembro próximo com uma imagem bonita da nossa cidade…

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Inmet: Região Sul tem cinco alertas para temporais nesta segunda-feira

Três alertas são do nível laranja, para indicar perigo pelas tempestades. As chuvas podem ser de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem alcançar 100 km/h...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img