24.7 C
Rondonópolis
 
 

Na mira do terror

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O dia 11 de setembro entrou para sempre na história como um novo marco na ordem mundial. Nesta data, em 2001, os Estados Unidos foram alvo do maior ataque terrorista do planeta, desafiando a intocável grande potência mundial. Em uma ação terrorista conjunta, foram atacadas através de aviões comerciais sequestrados as duas torres do World Trade Center e uma parte do Pentágono. Um quarto avião comercial sequestrado para caiu em campo aberto. Ao todo foram quase três mil mortos nos ataques.

Os ataques ocorridos há 12 anos simbolizaram, antes de tudo, uma afronta aos sistemas econômico e político dos Estados Unidos, representados pelo World Trade Center e pelo Pentágono. A partir de então, o medo se instalou no mundo capitalista. Uma intensa guerra contra o terror se abriu no Mundo. O líder do grupo responsável pelos ataques – Osama Bin Laden – foi executado por forças especiais americanas após quase 10 anos de perseguição.

Os reflexos do 11 de setembro ainda estão tendo seus desdobramentos. Até hoje, por exemplo, o sistema de espionagem norte-americano atua em todo o planeta, gerando questionamentos de diversos países. Até o Brasil, com a presidente Dilma Rousseff e a gigante Petrobras, descobriram agora que estavam sendo alvos de espionagem norte-americana, criando uma delicada situação diplomática.

Mais do que impactos econômicos, políticos, de segurança ou culturais, o 11 de setembro criou uma nova ordem mundial, mesmo que implícita, que também colocou em xeque o poderio econômico dos Estados Unidos e de outras grandes potências. Há ainda que se falar nas reflexões geradas em todos os países, com a preocupação da segurança em eventos diversos ou mesmo na segurança nacional.

O mais interessante é que se trata de uma história que não chegou ao fim ainda. Os próximos capítulos do 11 de setembro podem ocorrer a qualquer momento. A certeza que temos é que o mundo passou a não ser mais o mesmo desde então. O choque de civilizações e de culturas exposto no ataque está a pulsar intensamente. A história continua sendo escrita…

- PUBLICIDADE -spot_img
« Artigo anterior
Próximo artigo »

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Boletim diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

A crescente circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) gerou aumento expressivo da incidência e mortalidade de Síndrome Respiratória Aguda...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img