21.7 C
Rondonópolis
, 13 maio 2024
 
 

Indicador que antecipa tendência econômica tem alta em março – 12h20′

Leia Mais

- PUBLICIDADE -spot_img

O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil apresentou alta de 0,8% em março ao atingir 90,4 pontos. Em fevereiro, houve leve aumento de 0,2% e, em janeiro, recuo de 0,3%. O índice reúne informações de oito variáveis econômicas que permitem prever a tendência da economia. O indicador é calculado em conjunto pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e pelo The Conference Board (TCB), instituição de consultoria norte-americana.

Essa melhora na avaliação reflete o desempenho de metade dos segmentos acompanhados, como o Índice de Produção Industrial de Bens de Consumo Duráveis, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e o Índice de Ações Ibovespa.

Um dos componentes do Iace, o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE) do Brasil, sobre as condições atuais da economia, variação de 0,1% em março, atingindo 98,3 pontos, depois de registrar dois recuos seguidos, em janeiro (-0,4%) e em fevereiro (-0,5%).

O economista do Ibre/FGV, Paulo Picchetti, disse que esse crescimento está associado ao quadro político do país. Ele acrescentou que as mudanças em andamento, no entanto, impossibilitam fazer projeções sobre o comportamento da economia.

“As incertezas sobre os vários cenários possíveis após a conclusão do processo de impedimento da presidente [Dilma Rousseff]  ainda não permitem antecipar uma reversão efetiva do ciclo econômico durante os próximos meses”, afirmou.

O Iace permite comparar os ciclos econômicos do Brasil com o da China, dos Estados Unidos, da zona do Euro, Austrália, França, Alemanha, do Japão, do México, da Coreia, Espanha e do Reino Unido.

- PUBLICIDADE -spot_img

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- PUBLICIDADE -

Mais notícias...

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Os cenários previstos neste domingo (12) pelo Instituto de Ciências Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul...
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Mais artigos da mesma editoria

- Publicidade -spot_img